07/03/2021

Sorocaba Refrescos é o estudo de caso da 14ª Maratona 24 horas ESAMC Sorocaba

3 min read

Alunos têm apenas 24 horas para desenvolver um plano estratégico de marketing e comunicação à marca para 2020, com o intuito de alavancar as vendas das embalagens retornáveis de 1L; equipe vencedora será premiada com curso de MBA ESAMC.

A 14ª Maratona 24 horas ESAMC Sorocaba já começou! As oito equipes estão confinadas na quadra esportiva da faculdade para desenvolver um plano estratégico de marketing e comunicação para 2020 à Sorocaba Refrescos Coca-Cola.

Os alunos terão apenas 24 horas para resolver o desafio proposto, que prevê a criação de um plano para alavancar as vendas das embalagens retornáveis de 1L e atingir os objetivos de gerar hábito de consumo, estabelecer logística para o consumidor e comunicação direta para influenciar a escolha. “Participar da Maratona 24 horas ESAMC é importante para a empresa, pois a marca circula muito no meio jovem. Apesar de ser centenária, a identidade da Coca-Cola nunca envelhece”, destaca Michele Farah, do setor de comunicação e responsabilidade social da Sorocaba Refrescos Coca-Cola.

A gerente de vendas da companhia e ex-aluna da faculdade ESAMC Sorocaba, Mariana Bergamo, descreve a competição universitária como sendo uma excelente vitrine para futuros profissionais. “Estou muito feliz em retornar à instituição onde estudei. Lembro-me de quando aconteceu a primeira Maratona ESAMC. Na época, não pude participar pelo fato de já estar no mercado de trabalho e, hoje, tenho a grata surpresa de estar aqui como cliente, algo que não poderia jamais imaginar lá atrás”, frisa.

A competição conta com a participação de 64 estudantes, divididos em oito equipes mistas e seguirá até as 19h de sexta-feira (25/10). Os grupos recebem os nomes de super-heróis e personagens dos quadrinhos animados: Laranja (Thor); Rosa (Naruto); Azul (Mulher Maravilha); Verde (Homem de Ferro); Amarela (Flash); Marrom (Chapolin Colorado); Preta (Capitão América) e Roxa (Batman). Vence o time que conquistar maior pontuação nos quesitos: embasamento, pertinência e viabilidade. Todos os integrantes da equipe vencedora, eleita por uma banca examinadora composta por professores da faculdade e representantes da marca estudada, serão premiados com um curso de MBA ESAMC à escolha. “A parceria de sucesso com a Sorocaba Refrescos Coca-Cola já é de longa data, tendo começado com outro grande projeto, o vídeo LipDub, de 2013, que foi trending topics no Twitter durante o lançamento”, relembra a Professora Quelen Torres, coordenadora dos cursos de Comunicação da ESAMC Sorocaba e da Maratona 24 horas ESAMC.

Ainda de acordo com a representante de comunicação e responsabilidade social da Sorocaba Refrescos Coca-Cola, a participação da empresa na Maratona ESAMC acontece em momento oportuno, já que a companhia está em fase de planejamento das ações para o próximo ano e, com isso, poderá estudar a implantação das ideias apresentadas pelos jovens durante a disputa. “A parceria com a Faculdade ESAMC Sorocaba está em linha com outros projetos apoiados pela marca, como o Coletivo Jovem, em que é possível arejar e ter novas ideias inspiradas pelos jovens”, completa.

A 14ª Maratona 24 horas ESAMC conta com o patrocínio máster da Sorocaba Refrescos Coca-Cola e o apoio de Anacapri, Fabitos, Record TV Paulista, 7waves, Seritec Soluções Visuais, Pipocas Clac, Di Vezio Sorvetes, Café Excelsior, Fruta Mania, E-Moving, Paluti, Weber Saint-Gobain, Salvando Vidas, Padaria Real, #Kibedohassab, Kanban Pastelaria e DPI Sistemas.

Maratona 24 horas ESAMC Sorocaba

A competição foi criada em 2004, pelo professor Ricardo Chiminazzo, já falecido, inicialmente apenas para o curso de Publicidade e Propaganda da ESAMC Sorocaba.

Crescendo ano a ano, atualmente reúne estudantes de graduação e dos cursos tecnológicos de todas as áreas de conhecimento da faculdade: Negócios, Comunicação Social, Direito, Engenharia, Gestão e TI.  Os desafiantes precisam analisar e propor uma solução completa para um caso real de mercado, em um prazo de apenas 24 horas.

Durante todo o período da disputa, os grupos ficam confinados, na quadra coberta da instituição, que se transforma em uma cidade, a “Maratolândia”, onde encontram prefeitura, banco, conveniência e moeda própria, a GranESAMC. Simulando um ambiente de negócios, os alunos enfrentam limitações de recursos e de orçamento e precisam cumprir diferentes provas para conquistar orientações de professores da instituição, além de acesso a informações e recursos úteis.

Copyright © SorocabaniceS - Todos os direitos reservados.. | Newsphere by AF themes.