24/02/2021

Prefeitura de Sorocaba esconde casos confirmados de coronavírus na cidade? Veja a resposta!

2 min read

FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA- Muitos moradores da cidade estão acusando a Prefeitura de Sorocaba de esconder casos confirmados de coronavírus, a Prefeitura publicou uma resposta em suas redes sociais, veja abaixo A RESPOSTA DA PREFEITURA:

“Não há motivo para mentir: neste momento, NÃO HÁ casos confirmados do novo coronavírus em Sorocaba!

Muitas pessoas estão usando as redes sociais para criticar a demora de exames e até mesmo alegar que a Prefeitura de Sorocaba esconde casos. Devido a essa situação, a Secretaria da Saúde (SES) esclarece que os exames são realizados pelo órgão estadual Instituto Adolfo Lutz (IAL), responsável por descartar e confirmar casos de coronavírus de todo o Estado de São Paulo. Ou seja, a Prefeitura não possui gestão e nem governabilidade pela demora dos exames em suspeitos da doença. O órgão estadual não tem fornecido essa previsão de resultados aos municípios em razão da elevada demanda decorrente da epidemia que o Estado enfrenta.

Desde a última quinta-feira (19), conforme determinação da Secretaria Estadual da Saúde, somente serão solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados graves ou críticos e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal. O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.

Neste momento são considerados como suspeitos todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Ou seja, pessoa com febre e sintomas respiratórios, sendo que a febre pode não estar presente em alguns, como pacientes jovens e idosos, ou que esteja fazendo uso de medicamento antitérmico. A orientação é que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas, como falta de ar. Em situações menos complexas, é recomendado o isolamento domiciliar por até 14 dias.”

Copyright © SorocabaniceS - Todos os direitos reservados.. | Newsphere by AF themes.