Hospital Evangélico de Sorocaba é pioneiro em exame cardíaco de última geração

CARDIOLOGIA: HES é pioneiro na realização do exame de Ecocardiograma com avaliação do Strain pelo Speckle-Tracking

Tecnologia também terá grande importância na área Oncológica, trazendo impactos revolucionários na redução do número de sequelas cardíacas advindas do tratamento quimioterápico.

Uma grande evolução no diagnóstico de doenças cardíacas. É desta forma que podemos denominar o Ecocardiograma com avaliação do Strain pelo Speckle-Tracking, avançado exame de imagem que passa a ser oferecido pelo Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), de forma pioneira em Sorocaba e região.

Com a nova tecnologia, é possível diagnosticar a disfunção miocárdica (doença do músculo do coração), antes mesmo de se notar alguma alteração visível aos olhos humanos. O exame utiliza as imagens do ecocardiograma (ultrassom) em combinação com um algoritmo matemático que “enxerga” a contratilidade do coração além da visão humana, ou seja, além dos olhos do próprio ecocardiografista. Com a análise dos “speckles” (pontos brilhantes da imagem), é possível identificar lesões imperceptíveis no ecocardiograma convencional.

De acordo com Dr. Antonio Amador Calvilho Junior, médico cardiologista que atende no Hospital Evangélico de Sorocaba, o novo exame é indicado pelos principais órgãos e sociedades nacionais e internacionais de medicina e saúde. Sua aplicação extrapola, até mesmo, a área Cardiológica, sendo importante também para o diagnóstico de sequelas advindas dos tratamentos oncológicos com quimioterapia, por exemplo. “Para nós, da equipe de Cardiologia do HES, embora esse exame seja utilizado para a detecção de diversas doenças do coração, a principal aplicação dessa tecnologia, aqui, no hospital, será na área Oncológica, principalmente no que se refere à prevenção de sequelas advindas da quimioterapia cardiotóxica, pois, com esse método, conseguiremos antecipar o diagnóstico daqueles pacientes que podem vir a desenvolver uma doença cardíaca decorrente desse tratamento”, descreve.

Dr. Calvilho, médico no Hospital Evangélico de Sorocaba

Dr. Calvilho ainda diz que o novo exame trará impactos revolucionários na redução do número de sequelas cardíacas apresentadas pós-quimioterapia, uma vez que o HES inaugurou recentemente seu Ambulatório Oncológico, dando início ao projeto de implantação do Centro de Oncologia do hospital, com previsão para meados de 2020. “Esta é só a ponta do iceberg. A Ecocardiografia com Speckle-Tracking é uma técnica já identificada como o futuro da ecocardiografia no diagnóstico de diversas doenças”, aponta o cardiologista.

O Ambulatório do Hospital Evangélico está localizado na Rua Imperatriz Leopoldina, nº 60, enquanto o Pronto Atendimento fica localizado no nº 136 da mesma rua, no bairro Vila Jardini, em Sorocaba/SP. Agendamentos de consultas e exames podem ser realizados pelo telefone: (15) 2101-6600 ou WhatsApp: (15) 98132-0643. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.hospitalevangelico.org.br.