Hamburgueria em Sorocaba posta ‘lanche de papelão’ e irrita veganos de todo Brasil

Uma hamburgueria em Sorocaba está dando o que falar. O Tex Burg, famoso por seus hambúrgueres no estilo americanizado na cidade, está tendo uma dor de cabeça, tudo segundo o proprietário por conta de uma brincadeira.

As postagens feitas pela hamburgueria, são famosas em Sorocaba por conta do ‘politicamente incorreto’, e isso agrada seus clientes, que já estão acostumados com esse tipo de ‘humor’, mas desagradam muitas pessoas que veem pela primeira vez alguma postagens no perfil da hamburgueria. O Tex Burg, tem vários prêmios na cidade de Sorocaba, como: O maior hamburguer da cidade, a marca mais lembrada, o melhor sabor de hamburguer…

A postagem que está dando o que falar é essa abaixo, onde milhares de pessoas estão cogitando até ‘boicotar’ a lanchonete nas redes sociais. O post já tem mais de 6 mil curtidas:

A postagem da hamburgueria diz:
SÓ ASSIM PRA AGRADAR!
EM BREVE, NO TEX BURG MAIS PRÓXIMO A COOPERATIVA DE RECICLAGEM. PS: Temos em nosso cardápio um lanche vegetariano, PHILL=Hambúrguer de soja de 120g, queijo prato, cream cheese, cogumelo shitake salteado na manteiga no shoyo, tomate, alface Americana, picles, molho Tex.
Esse POST não é pra ofender, provocar, gerar polêmica, “maldiçoar” quem tem alergia…
Mas essa semana veio um people aqui que queria que lavasse a chapa, as mãos, tirássemos todos os utensílios que tiveram contato com carne… Tá… duvido alguma Hambúrgueria a não ser um restaurante específico para o segmento vegano tomar esses cuidados.
Obs: a gelatina é feita de couro do porco.
PS do PS: INFELIZMENTE os alérgicos, intolerantes precisam de restrições, nos avise que iremos tomar todo cuidado nescessário.
Agora vc que só quer frescurinha… Se joga!

Comentários de desaprovação tomam conta da postagem, em meio ao pessoal que levou na brincadeira:

Thiago, proprietário da lanchonete, conta que as postagens são feitas por um assistente chamado de Roy, e disse que o post não passou de uma brincadeira com uma amiga vegana que não o convidou para um casamento.
“A hamburgueria existe desde 2014, sempre brincamos com o politicamente correto, contratei o assistente Roy, que é especialista em marketing para isso mesmo, para atrair olharem do nosso público alvo! Nunca quisemos ofender ninguém, em nenhum momento. Não esperava essa proporção, ainda mais dessa e negativa. Além deste lanche de papelão, estão me julgando por brincar com pessoas fora do peso nas postagens… Eu estou fora do peso! O Roy está fora do peso! Vamos continuar brincando sem ofender, nosso sucesso está na qualidade dos nossos produtos, se ofendi alguém peço desculpas! Estão me ligando no meu telefone particular e ofendendo a mim e minha família, por conta de uma brincadeira!
Nós do Tex se importamos com a qualidade dos produtos, usávamos Hortifruti orgânicos direto do produtor, e precisamos ser avisados quando alguém tem alguma alergia, mas como nosso público alvo não é vegetariano/vegano, não somos capacitados para os atender com tamanho cuidado (e duvido que os outros do seguimento que não são veg o façam) MAS PRA QUEM DESEJA UM HAMBÚRGUER SUCULENTO, ASSADO NA LENHA DE LARANJEIRA'(100% vegetariana) aqui é o lugar, entre andando e saia rolando”. Encerra Thiago, proprietário da hamburgueria.

MAS O QUE SIGNIFICA SER VEGANO?

Vegano é quem pratica o veganismo, um estilo de vida que exclui totalmente o consumo de qualquer tipo de produto de origem animal.

O principal objetivo da pessoa vegana é promover a chamada “libertação animal”, que significa a exclusão do consumo de todos os tipos de animais, seja na alimentação, no vestuário, no entretenimento e etc.
Por exemplo, os veganos não consomem produtos de empresas que fazem testes com animais ou que mantêm funcionários em regime análogo ao da escravidão.

Os veganos não compram animais de estimação (adotam), não usam roupas feitas a partir de animais (lãs, peles, couros, sedas e etc) e não frequentam locais onde os animais são usados para o entretenimento (circos, touradas, rodeios e etc).

Alimentação vegana

Qualquer tipo de produto que seja de origem animal está excluído da dieta vegana, como peixes, carnes, aves, crustáceos, leite, ovos, mel e etc.

Os veganos podem comer qualquer tipo de alimento de origem vegetal, como cereais, frutas, legumes, tubérculos, verduras, raízes, cogumelos, sementes, entre outros.

Aliás, entre alguns dos principais alimentos veganos que são ricos em proteínas e bastante consumidos são: batatas, amêndoas, castanha de caju, quinoa, aveia crua, lentilha, grão-de-bico, chia, pistache, couve, aspargos e goiaba.

Vegano e Vegetariano

Como dito, o veganismo é uma filosofia de vida, baseado principalmente num ideal ético e que visa a luta contra a exploração dos animais. Por este motivo, o vegano não apenas elimina alimentos de origem animal de sua dieta, como também não consome absolutamente nada que envolva o uso de animais, seja no contexto do vestuário ou do entretenimento, por exemplo.

O vegetariano, por sua vez, costuma limitar apenas a sua alimentação, seja por questões éticas ou de saúde. Mas, ao contrário dos veganos, os vegetarianos consomem produtos que sejam de origem animal, como roupas de lã ou sapatos de couro, por exemplo.

Os vegetarianos também costumam comer alimentos com derivados de animais, como leite, mel e ovos, mas não consomem a carne em si, como aves, peixes e crustáceos.

Existem diferentes níveis e tipos de vegetarianismo:

Ovolactovegetariano: não come carnes, mas consome alimentos de origem animal (leite, ovos e mel, por exemplo).

Lactovegetariano: não come carnes e ovos, incluindo produtos que usam ovos como ingrediente.

Vegetariano estrito: não COMEM nada que seja de origem animal.

Vegano: não CONSOMEM nada que seja de origem animal, seja na alimentação, no vestuário e nos demais aspectos da vida.

Qual a sua opinião sobre essa polêmica? Comente!