Guarita da GCM na Praça Coronel Fernando Prestes em Sorocaba será demolida

Prefeitura adotará novo modelo de segurança na praça central e vai remover guarita fixa

A Prefeitura de Sorocaba vai adotar um novo modelo de segurança para a região central, em especial a Praça Coronel Fernando Prestes. Dentro desse novo conceito, o ônibus pertencente à Guarda Civil Municipal, equipado para funcionar como uma base móvel, e uma outra viatura da corporação, devidamente ocupadas por membros da corporação, permanecerão de forma permanente no local, colaborando para a segurança da população.

A medida será implementada já neste período de final de ano, quando o movimento no comércio é intenso durante o dia e à noite, e também nos períodos subsequentes.

Nesse novo conceito de segurança para a região central, devem ser instaladas câmeras de videomonitoramento que permitirão o acompanhamento em tempo real de tudo o que acontece na praça central e também nas imediações. Isso vai permitir ações e intervenções rápidas em casos em que o trabalho das forças de segurança que atuam no município seja necessário.

Dentro dessa nova postura adotada pelo governo municipal de incrementar e dar mais agilidade às ações de segurança na região central, a guarita construída a poucos metros da Catedral Metropolitana de Sorocaba deixa de ser necessária e será demolida.

A remoção das instalações será realizada na manhã desta quinta-feira (28), por equipes da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo). O que puder ser reaproveitado, como janelas, portas, vidros etc, será encaminhado para o depósito da Prefeitura. As paredes da construção serão derrubadas e o piso original da praça restabelecido.