EM SOROCABA: Vereador protocola projeto de lei que institui a “Escola Segura” na cidade

Vereador propõe uma série de medidas a serem adotadas pelo poder público visando garantir a segurança dos alunos no perímetro escolar, definido como prioritário

Preocupado com a violência nas escolas e nos seus arredores, o vereador Vitão do Cachorrão (MDB) protocolou projeto de lei na Câmara Municipal que delimita o perímetro escolar como “Escola Segura”, devendo ser um espaço de prioridade especial do Poder Público Municipal.

O vereador observa que, atualmente, estão acontecendo diversos casos de violência nas escolas, ressaltando a tragédia de Suzano, onde dois ex-alunos mataram a tiros oito pessoas, bem como têm ocorrido várias ameaças nas escolas municipais da cidade, o que fez surgir o debate público sobre a violência no entorno das escolas.

“O projeto de lei se justifica, pois a presença do poder público no entorno das nossas escolas municipais é de suma importância, para os alunos, professores pais e vizinhança. O medo vem tomando conta das nossas escolas e isso é inadmissível. Uma lei como a ‘Escola Segura´ tem tudo para levar mais segurança às escolas, alunos, professores e funcionários”, explica Vitão do Cachorrão.

Entre as principais obrigatoriedades que o projeto de lei “Escola Segura” impõe estão: presença da Guarda Municipal nas escolas; iluminação pública adequada nos acessos à instituição; pavimentação de ruas e adequação de calçadas em perfeitas condições de uso; poda de árvores e limpeza de terrenos localizados nas escolas; controle e eliminação de terrenos baldios e construções ou prédios abandonados nas áreas vizinhas; retirada de entulhos; e implantação ou manutenção de faixas de travessia de pedestres, semáforos e redutores de velocidade.