Dr. Afonso Vergueiro: Como foi a morte trágica do advogado que dá nome à avenida de Sorocaba

Veja a trágica história da morte do advogado que dá nome à uma das avenidas mais importantes de Sorocaba

Dr. Afonso Vergueiro: “acidente automobilístico atropelado por um trem”

Segunda-feira, 26 de Junho de 1939

O dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, ex-deputado estadual e sua esposa, sra. Anita Campos Vergueiro, residentes em São Paulo, haviam ido passar o São João em Sorocaba, em companhia de seu irmão e de seu cunhado, Dr. Afonso Vergueiro, advogado em Sorocaba.

Na noite de 26 de junho, alugaram o carro placa 8-72-09, de propriedade do motorista Benedito Popec, para irem assistir os festejos joaninos na fazenda Cajuru de propriedade do sr. Atalipa Andrade, que ficava situado a 20 quilômetros de Sorocaba.

A viagem de ida foi feita sem nenhum incidente. Pelas 3 horas da manhã, terminada a festa, fizeram o regresso. O dr. Afonso Vergueiro viajava junto do chofer, vindo o seu irmão e cunhada no assento traseiro.

Há 3 kilometros de Sorocaba, ao atravessar um nevoeiro, o chauffeur não percebeu que estava passando sobre uma linha férrea de trem e não percebeu a aproximação de um trem de carga.

Ocorreu então o desastre. A locomotiva chocou-se violentamente com o automóvel, partindo-o em dois pedaços e jogando-os no barranco que margeia a estrada.

Sentido o tremendo choque, o maquinista parou o trem e foi averiguar o que havia acontecido. Desceu a ribanceira e verificou a extensão do desastre.

Diário da Noite – Foto: Brasilbook

O Dr. Afonso Vergueiro e o chofer Benedito estavam mortos, enquanto o dr. Campos Vergueiro e sua esposa apresentavam ferimentos generalizados pelo corpo.

Colocando os mortos e os feridos no trem, o maquinista retrocedeu para Sorocaba, pedindo socorro na delegacia de polícia. Os feridos foram imediatamente internados na Santa Casa e os mortos levados ao necrotério.

O enterro do Dr. Afonso Vergueiro, que era solteiro e contava com 40 anos de idade, realizou-se as 17 horas do dia 27 de junho, em Sorocaba. Compareceram mais de 2 mil pessoas e elementos de todas as classes sociais.

Tendo vindo a Sorocaba várias pessoas de São Paulo, entre elas o dr. César Lacerda de Vergueiro, ex-deputado federal e Secretário da Justiça de São Paulo, primo-irmão dos Drs. Afonso Vergueiro e Luiz Pereira de Campos Vergueiro.

O Dr. Campos Vergueiro e sua esposa, ficaram bem.

Fonte: Jornal da Noite/SP

%d blogueiros gostam disto: