07/03/2021

Centro de Oncologia na Santa Casa está pronto e deve atender dentro de um mês

2 min read

O Centro de Oncologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, para tratamento de câncer, está praticamente pronto, informou o gestor da unidade, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, durante entrevista ao Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema, nesta manhã de segunda-feira (6). A previsão para início de atendimento é daqui um mês.

“Teremos uma radioterapia que nem os hospitais particulares têm, em parceria com a Nucleon”, comemorou padre Flávio.

Segundo o padre, o Centro será referência para os 48 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba. O prédio já está equipado com o acelerador linear de última geração, que veio da Califórnia, Estados Unidos, e custou R$ 5 milhões, além de consultórios prontos. Para o início do atendimento falta somente a parte burocrática. “O grande problema são os procedimentos burocráticos que existem no Brasil.

O Atual governo federal disse que vai acabar com essa burocracia. Por parte da casamata, a estrutura está pronta”, disse o gestor.

O próximo passo é a visita de tecnólogos do Rio de Janeiro para medir a radiação. “[Eles] vão ligar o aparelho novamente para dar o aval para iniciar o tratamento.

Tendo o parecer deles podemos entrar em funcionamento. Temos grande ansiedade. Daqui um mês, se Deus permitir, estamos torcendo a Deus [para começar o atendimento]”.

Neste fim de semana foi feita uma limpeza intensa na unidade para conter bactérias, fungos e vírus, procedimento rotineiro do hospital.

O padre aproveitou para relembrar que radioterapia com cobalto é feita somente em Sorocaba, não tendo o atendimento em nenhum outro local da região. O acelerador linear ajudará na expansão da rádio.

Ainda na entrevista, ele respondeu sobre a transição de gestão da UPH da Zona Leste, que a partir da semana que vem será da Santa Casa. Uma reunião com representantes do BOS (Banco de Olhos de Sorocaba) deve ocorrer nos próximos dias para que a Irmandade faça sua programação e inicie os procedimentos para assumir a unidade de saúde.

FONTE: IPA ONLINE

Copyright © SorocabaniceS - Todos os direitos reservados.. | Newsphere by AF themes.