03/03/2021

Aulas na rede municipal de Sorocaba começam sem cuidadores de alunos especiais

3 min read
Notícias em Sorocaba: Escola tomada por mofo.

O ano letivo na rede municipal de Sorocaba começou nesta quarta-feira (05), mas sem a presença de cuidadores de alunos com necessidades especiais.

Isto tem preocupado muitos pais que tem filhos com alguma necessidade especial e estuda na rede municipal da cidade. A Prefeitura de Sorocaba informou que os cuidadores começarão a atividade a partir da semana que vem, (veja abaixo).

O cuidador de escolar é o profissional necessário para que a rotina dos alunos de uma instituição de ensino seja mais tranquila e bem aproveitada. É ele o responsável por ajudar as crianças desenvolverem tarefas que ainda não conseguem realizar sozinhas.

Esse profissional tem um papel fundamental quando se trata de inclusão na educação, pois ele também auxilia alunos com necessidades especiais, garantindo a eles segurança, bem-estar e melhor adaptação no ambiente escolar. É por isso e diversos outros motivos que em 2013 se tornou obrigatório a presença de cuidador de alunos com necessidades especiais nas instituições de ensino.

Apesar do cuidador de alunos com necessidades especiais ser tão importante para adaptação de crianças e adolescentes, pouco se sabe sobre essa função. Pensando nisso, separamos abaixo as principais informações sobre essa profissão.

O cuidador de alunos com necessidades especiais

O cuidador de alunos com necessidades especiais desempenha suas funções em parceria com o professor. Ele deve ajudar os alunos a se locomoverem pelas dependências da escola, auxiliar no processo de aprendizado, ler e escrever pelo aluno, caso ele não possua autonomia intelectual ou motora para isso.

Seu trabalho também envolve a higiene do estudante, ajudá-lo nas idas ao banheiro e elaborar relatórios à escola e às secretarias especializadas.

O que é inclusão escolar

Inclusão escolar refere-se às metodologias pedagógicas e recursos lúdicos e tecnológicos utilizados pelos educadores em suas aulas, que colaboram para que alunos com alguma deficiência consigam aprender. É uma forma de adaptar o ensino às necessidades dos alunos.

Cuidadores de estudantes com deficiência iniciam entre os dias 10 e 11 na rede municipal de Sorocaba

As unidades escolares municipais começam a receber nesta segunda-feira (10) os cuidadores de estudantes com deficiência para atender um total de 367 crianças. De acordo com a Secretaria da Educação (Sedu), o contrato com a empresa vencedora Associação Educacional da Juventude (ASSEJ) já foi consolidado e a previsão de todas as unidades receberem os 206 profissionais contratados é até terça-feira (11).

A ASSEJ se comprometeu a recontratar os mesmos cuidadores que atuavam nas unidades escolares a fim de não romper o vínculo desses profissionais com os alunos atendidos. Representantes da empresa estiveram nesta quarta-feira (5) no Centro de Referência em Educação (CRE), sede da Secretaria da Educação, e darão sequência nesta quinta-feira (6) para recepcionar os novos profissionais. A integração e capacitação dos cuidadores será no sábado (8) no auditório do CRE.

“Por conta de diversas impugnações da contratação do serviço, o início dos profissionais foi postergado, uma vez que as aulas iniciaram hoje”, explicou, Wanderlei Acca, secretário da Educação.

Copyright © SorocabaniceS - Todos os direitos reservados.. | Newsphere by AF themes.