Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Manga inaugura mais 10 leitos de UTI covid-19 em Sorocaba na UPH da Zona Leste

O prefeito Rodrigo Manga inaugurou mais 10 leitos de UTI Covid, nesta quarta-feira (6), em Sorocaba

Com essa nova implantação, Sorocaba passa a ter, no total, 90 leitos de Covid-19 via Santa Casa para atender a população sorocabana, sendo 50 de UTI Covid: 40 na Santa Casa, 10 na UPH Leste; e 40 de enfermaria, sendo 20 na Santa Casa e mais 20 no hospital Santa Lucinda.

Conforme o divulgado pela prefeitura, os novos leitos ficarão na UPH da Zona Leste. Conforme o administrador da unidade de saúde, padre Flávio Miguel Júnior, os leitos já foram transformados nessa última terça-feira para atender pacientes do novo coronavírus.

Ainda segundo ele, eles funcionarão como extensão dos 40 já existentes na Santa Casa de Sorocaba, ou seja, será para atender moradores da própria cidade.

Continue lendo após o anúncio

No caso, os leitos de estabilização na UPH Zona Leste foram transformados em UTI Covid. Segundo o padre, o prefeito ligou para ele às 22 horas do último sábado (2) pedindo reunião para discutir a possibilidade de aumentar os leitos de UTI Covid na Santa Casa.

A reunião foi feita no domingo (3) e o pároco explicou que neste hospital não seria possível por ausência de estrutura, então, ele elaborou o que chamou de “plano c” e indicou a UPH Leste para receber esses leitos.

Mortes em Sorocaba

Sorocaba registrou 15 mortes por covid-19 nos cinco primeiros dias de 2021. O Ipa Online analisou o balanço da Prefeitura de Sorocaba, que divulga diariamente os casos.

Nesta última terça-feira (5), morreram mais 6 pessoas pela doença na cidade. Na segunda (4), foram 5 mortes, no sábado (2) 1, e na sexta-feira (Ano-Novo, dia 1º), foram registrados 3 óbitos. No domingo, 3 de janeiro, não houve registro de mortos.

Continue lendo após o anúncio

O total de 15 mortes equivaleria a 3 óbitos registrados diariamente.

Nesta quarta-feira (6), o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) deve anunciar a contratação de mais 10 leitos de UTI Covid para a UPH da Zona Leste.

As vítimas

Entre as vítimas estão 10 homens e 5 mulheres, sendo destes 6 idosos. No total, 8 tinham comorbidades como diabetes, cardiopatia ou obesidade. Sete não possuíam nenhum tipo de doença.

Segundo os boletins, 9 das mortes ocorreram em hospital particular e as outras 6 na rede pública. O mais velho tinha 85 anos (diabético e cardiopata) e o mais novo 22 anos de idade (não possuía doenças). Ambos homens.

Continue lendo após o anúncio

Casos confirmados avançam

Outro dado que chama atenção é o avanço de casos confirmados no município. Em 1ª de janeiro, o número total de casos confirmados era de 26.352. Nessa última terça-feira, o número de contagiados aumentou para 26.761, ou seja, em apenas 5 dias houve alta de 409 casos, cerca de 82 por dia.

Conforme a Prefeitura de Sorocaba, a taxa letalidade no município é de 2,15%, abaixo da estadual, que é de 3,2% e da nacional, que se encontra em 2,5%.

Suspeitos diminuem

Nessa terça, a cidade apresentou queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus, de 1.276 para 404 pessoas que aguardam os resultados dos testes.

Entre todos os suspeitos, 83 estão internados em hospitais da cidade, sendo 37 em UTI. Há um óbito em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 72.553.

Continue lendo após o anúncio

Ocupação de leitos nessa terça

O hospital estadual Adib Jatene estava ontem com três leitos clínicos covid ocupados, sendo cinco pactuados. Já os 20 leitos de UTI covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontravam-se 95% ocupados.

Outro hospital de esfera estadual, o CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba), possui oito leitos clínicos covid e seis estão ocupados. O único leito de UTI infantil covid está desocupado. Dos 20 leitos de UTI covid disponibilizados neste hospital, 19 estão ocupados.

Os hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos covid, como a Santa Casa, está com 100% de ocupação nos leitos clínicos covid. Ou seja, dos 21 existentes, 21 possuem pacientes. A ocupação de UTI covid da Santa Casa também é de 100%, o que representa 40 leitos ocupados dos 40 contratados.

O hospital Santa Lucinda possui um total de 20 leitos clínicos covid e apenas 12 estão ocupados. Dos seis leitos clínicos covid e oito de UTI do GPACI, nenhum está ocupado.

Continue lendo após o anúncio

Na rede particular, o hospital Unimed encontra-se com 100% de ocupação dos leitos adultos clínicos covid (30) e de UTI (16). O único leito infantil de UTI covid deste hospital encontra-se sem paciente. O Samaritano possui 16 leitos clínicos covid ocupados do seu total de 21 existentes. Já, a UTI covid dessa mesma instituição está com 85% de ocupação, o que significa 17 leitos ocupados dos 20 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI covid para crianças, nenhum está com paciente.

O hospital Evangélico atingiu 90% de ocupação de sua UTI covid (nove leitos ocupados dos 10 pactuados) e 92,85% dos leitos clínicos (13 leitos ocupados dos 14 pactuados).

Conscientização e combate à Covid-19

A SES (Secretaria da Saúde) reforça que é preciso que as pessoas continuem usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.
A conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental.

Continue lendo após o anúncio

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio