Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Luzes no céu assustam moradores de Sorocaba; veja o vídeo e saiba o que pode ser!

As luzes foram flagradas novamente em todo Brasil, inclusive em Sorocaba SP, Capela do Alto SP, e Aquidauana (foto acima), e Guaratuba, veja o vídeo abaixo:

Como já havíamos publicado neste final de semana, barulhos e luzes no céu assustaram moradores na zona oeste de Sorocaba, e após essa publicação, mais relatos surgiram na redação do nosso portal:

O seguidor Ezequiel Souza enviou o seu relato, confira abaixo:

Continue lendo após o anúncio

Então né…. vi o post de vcs falando que tem gente ouvindo e vendo coisas estranha no céu de Sorocaba!!!
No dia 25 de Março 00:00 e pouco estava usando o banheiro, quando do nada ouvi um barulho muito alto, parecia ser uma turbina de avião e passou muito mais muito rápido, parecia que estava caindo sabe!!!
Então fiquei parado por um segundo pra ver se ia explodi alguma coisa ou sei lá, eu pensei que era o fim, pensei que estavam tacando bombas, mais aí corri pra laje e não tinha nada no céu, o céu estava totalmente limpo, dava pra ver estrelas e tudo!!
Sei que não dá pra acreditar que estou falando, mais automaticamente mandei mensagem pra minha amiga que mora perto de mim, mandei para umas 3 pessoas perguntando se ouviram algum barulho muito alto no céu!!!
Elas falaram que ouviram nada! Mas meus 2 irmãos ouviram o mesmo som que eu ouvi, eu tinha pensado que era coisa da minha cabeça , até meu irmão fala que ouviu!! Então não posso dar certeza o que era, mas eu ouvi algo estranho de mais nesse dia, não sei explicar!! Mas era um barulho muito esquisito, nunca tinha ouvido na minha vida !!! Encerrou Ezequiel.

Outro seguidor, morador do Júlio de Mesquita, também enviou seu relato:

“Sorocabanices , está acontecendo algo no céu, várias luzes andando uma atrás da outra, agora no bairro julio de mesquita, não dá pra eu filmar pois meu celular não é bom . mas se vc puder sair fora pra ver , não sei qual bairro vcs é, mas já contei mais de 20 luzes passando uma atrás a da outra.”

Mas o que isso pode ser?

Continue lendo após o anúncio

Como explicamos no último sobre isso, os barulhos e luzes, podem ser gazes atmosféricos, como você pode ler a matéria completa clicando aqui. Ou também pode ser alguns dos milhares de satélites da Starlink, que estão sendo vistos por todos o Brasil, não é nada de outro planeta (eu acho hehehe).

Esse “fenômeno” que está assustando alguns Sorocabanos já não é novidade, visto que mais gente viu a mesma coisa em outras oportunidades. As luzes observadas no nosso céu são alguns dos milhares de satélites prometidos pelo multibilionário Elon Musk (dono da Tesla e da Space X) para levar internet a todos os cantos do planeta Terra. Esses são os primeiros efeitos de uma grande polêmica levantada pelo projeto do empresário.

Starlink é o nome da iniciativa que, inicialmente, vai pôr em órbita 12 mil satélites iguais. Eles têm por objetivo formar uma rede que permitirá levar internet de alta velocidade até os locais mais remotos do nosso planeta. A comunidade científica teme que haja prejuízos para o mundo como um todo no que diz respeito à observação do espaço. Hoje são aproximadamente 4 mil satélites rodeando nosso planeta. O problema é que alguns especialistas dizem que os 12 mil que Elon Musk pretende lançar não serão suficientes, e que o número pode chegar a 40 mil

“A rede será formada por 12 mil satélites de órbita baixa (em torno de 550 km de altitude), cada um com massa de 230 kg aproximadamente. Cada lançamento coloca em órbita 60 satélites, que formam uma fila indiana visível durante alguns dias após o lançamento. Conforme cada satélite migra para sua posição específica, a fila se desfaz”, explicou Anísio Lasievicz, diretor do Parque da Ciência do PR.

Continue lendo após o anúncio

Ele explicou que com o isolamento, as pessoas passaram a olhar mais para o céu e a procura por esclarecimento de dúvidas aumentou. “Nos últimos dias, recebemos diversas mensagens com dúvidas sobre o que seriam pontos brilhantes que caminham pelo céu em fila, como se fosse um trem. Essa característica peculiar tem deixado as pessoas curiosas e até um pouco assustadas”.

No último dia 22 de abriu foi lançado o 7º conjunto de satélites, totalizando 420 unidades em órbita até o momento. O Projeto Starlink tem criado polêmicas na comunidade astronômica. “Essa quantidade de satélites (os 12 mil previstos) vão refletir muito a luz do sol e prejudicar as observações dos telescópios, que estão cada vez mais sensíveis. Qualquer coisa que passa na frente causa um prejuízo. Vai ser mais custoso e demorado resolver”, explicou Anísio.

Vai acontecer de novo?
Quem perdeu o fenômeno, pode ficar tranquilo. Ele vai se repetir várias vezes, uns dias de dia, noutros de madrugada, algumas vezes num horário bom para ser observado. Neste site é possível ver quando será a próxima passagem do “trenzinho de satélites”. Vai acontecer nesta segunda, entre 18H e 19h.

Também nesta segunda será possível observar a passagem da Estação Espacial Internacional (entre 18h23 e 18h32) e até o Telescópio Hubble (entre 18h32 a 18h39), todos na mesma faixa horária. A previsão é de tempo bom e céu claro. Então, não perca!

Continue lendo após o anúncio

Veja o vídeo gravado em Guaratuba:

Continue lendo após o anúncio

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio