Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sorocaba e Região

GCM Sorocaba encontra bebê abandonado em linha férrea no Jardim Nova Esperança

Desarticulação de pontos de tráfico de drogas e tratamento a dependentes químicos estão entre as ações do programa “HumanizAção”


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba localizou um bebê, de um ano de idade, abandonado junto à linha férrea no Jardim Nova Esperança, Zona Oeste da cidade. O caso ocorreu às 7h30 deste sábado (27), em local considerado ponto de usuários de drogas. A criança recebeu cuidados médicos, passa bem e está sob a proteção da equipe do Conselho Tutelar.

A constatação foi feita por uma equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da GCM, que fazia patrulhamento preventivo nessa região. Os GCMs Alamino, Wellyngton, Alessander e Felipe notaram um homem que, ao avistar a guarnição, fugiu em meio a uma área verde e não foi localizado. Porém, ainda na linha do trem, os GCMs ouviram o choro de uma criança e, ao averiguar, encontraram o bebê, que estava sozinho.

O bebê foi resgatado pele GCM

A GCM acionou o Conselho Tutelar e, nesse meio tempo, a mãe da criança apareceu. Ela alegou que tinha deixado o bebê ali, na intenção de comprar um cigarro. Um conselheiro tutelar foi até a residência da mulher e identificou mais duas crianças e um adolescente, sendo que um deles mancava e tinha sinais de maus-tratos.

Tanto a mulher, como as crianças e o adolescente foram levados à Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Oeste e receberam os primeiros atendimentos, ficando sob o acompanhamento de uma assistente social. O caso está sendo apresentado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), para registro da ocorrência.

Advertisement. Scroll to continue reading.

No tempo entre o resgate das crianças até a chegada do Conselho Tutelar, os guardas fizeram uma varredura nos arredores onde o suspeito empreendeu fuga e localizaram uma sacola contendo porções de cocaína, crack e maconha, que também foi apresentada na delegacia.

“São situações, como essa, que me fazem odiar as drogas. Temos a missão de desarticular pontos de uso de drogas e de tratar dependentes químicos. O programa ‘HumanizAção’ é exemplo disso e toda essa ação está articulada por uma grande equipe, da qual a GCM também faz parte. Parabéns a todos os envolvidos nessa ocorrência e em todas as iniciativas já realizadas em nossa cidade, com o objetivo de salvar vidas e devolver a dignidade às pessoas”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

O “HumanizAção” é realizado diariamente em Sorocaba, garantindo, inclusive, assistência social às pessoas em situação de rua. A iniciativa é coordenada pela Controladoria Geral do Município e Secretaria da Cidadania (Secid), com o apoio do SOS, GCM, Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes. Para que o programa possa prestar todo auxílio nessa frente, a equipe pode ser acionada pelo telefone (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid).

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Advertisement