Frente fria chega e deve chover em Sorocaba nesta segunda-feira

Além da frente fria, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de chuva forte, queda de granizo e ventania em Sorocaba

Nesta segunda-feira, 21 de dezembro, uma frente fria chega ao estado de São Paulo e forma as instabilidades que provocam chuva forte no centro-sul e no leste paulista.

As pancadas de chuva são acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de vento, inclusive na capital.

Entre a segunda e a terça-feira (22) a frente fria avança ao largo do litoral do Rio de Janeiro e suas instabilidades encontram condições favoráveis à forte intensificação.

Nesta segunda-feira (21), a previsão do tempo em Sorocaba é de chuva até o final do dia, com temperatura mínima de 21°C e máxima de 32°C. Já na terça (22), a frente fria faz mais efeito e derruba um pouco as temperaturas na cidade, que ficam entre 19°C e 26°C.

Na terça e na quarta-feira, dias 22 e 23 de dezembro, a frente fria juntamente com o aquecimento, a elevada umidade do ar alimentada pela convergência dos ventos, e as condições atmosféricas em altitude vão provoca muita chuva. A chuva é forte e volumosa e muitas vezes acompanhada de rajas intensas de vento, temporais típicos de verão.

Os maiores volume de chuva, nos dias 22 e 23 de dezembro, são esperados para o Sul de Minas, Zona da Mata Mineira e Centro-sul do Rio de Janeiro, com destaque para a Região Serrana do Rio e Zona da Mata Mineira.

Alerta do INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia publicou um alerta para Sorocaba e várias outras cidades do estado de SP, iniciando em: 21/12/2020 12h00.

O alerta: Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos

Área de alerta: Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Brangança Paulista, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis.