Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Fim de semana tem nova operação integrada entre GCM e PM em Sorocaba

Ação se estendeu até a madrugada deste domingo (10) e contou, ainda, com participação de equipes de Fiscalização da Prefeitura e da Vigilância Sanitária; objetivo foi coibir pancadões e aglomerações nos locais.

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba participou, novamente, de operação integrada com a Polícia Militar, a segunda realizada neste fim de semana. Esta nova ação, que teve início na noite de sábado (9) e se estendeu até a madrugada deste domingo (10), resultou na apreensão e recolhimento de 22 veículos.

A iniciativa tem caráter de segurança pública, também com o objetivo de prevenção contra a Covid-19, motivo pelo qual também participaram equipes da Fiscalização de Posturas de Bares, da Prefeitura, e da Vigilância Sanitária (Visa) Municipal.
A operação ocorreu no Parque Vitória Régia, Vila Helena, Jardim Paineiras e Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto), com a mobilização de, ao todo, 16 GCMs, em 8 viaturas, tanto da patrulha tática Ronda Ostensiva Municipal (Romu), como de trânsito, além de 41 PMs, em 17 viaturas, dois agentes da Visa e dois da fiscalização. A GCM emitiu 62 autos de infração e a Polícia Militar, 16. Vinte e dois veículos foram vistoriados.

A fiscalização em bares notificou um estabelecimento por falta de alvará e multou outro por esse mesmo motivo. Ainda foi aplicada uma multa por obstrução do passeio público e feita uma notificação para fechamento e outra por descumprimento ao Decreto nº 26.006, principalmente porque havia pessoas sem acomodação adequada, em pé e sem a manutenção de distanciamento mínimo. A Visa fez duas orientações relacionadas ao cumprimento de procedimentos obrigatórios.

Continue lendo após o anúncio

O secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Cel. Vitor Gusmão, disse que a coibição de pancadões tem funcionado em Sorocaba, também como forma de evitar aglomerações excessivas em locais públicos. A medida tem sido uma das prioridades da GCM nas ações preventivas que ocorrem aos fins de semana.
O Cel. Vitor Gusmão explica que as operações são realizadas em pontos identificados pelo setor de inteligência da GCM e da PM, bem como a partir de denúncias recebidas pela Guarda, que podem ser feitas pelo fone 153. “A população tem nos ajudado muito, fazendo denúncias, assim agimos o mais rapidamente possível e chegamos até esses locais antes que as pessoas se instalem e deem início ao evento”, completa.

Operação anterior
Na noite de sexta-feira (9) e madrugada de sábado, a GCM e a PM já haviam feito operações integradas em Sorocaba, uma delas dando apoio à equipe de Fiscalização de Posturas de Bares. Pancadões foram coibidos e houve dispersão de pessoas em estabelecimentos comerciais e locais com excessiva aglomeração. Elas ocorreram no Jardim Paineiras, Parque Vitória Régia, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto) e Cajuru.

A GCM emitiu 62 autos de infração de trânsito e a Polícia Militar, 55. Ainda foram apreendidos e recolhidos pela polícia 33 veículos. Um homem, procurado pela Justiça, acabou preso. Um estabelecimento foi autuado, três orientados a fechar e dois acabaram interditados, em descumprimento ao Decreto nº 26.006, principalmente porque havia pessoas sem acomodação adequada, em pé e sem a manutenção de distância mínima.

Continue lendo após o anúncio

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio