Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Fim das férias: ainda dá tempo de curtir em família em Sorocaba, na região e na capital

Educadores destacam o quanto é importante descansar durante o recesso escolar e dão dicas de passeios para continuar aproveitando junto até o início de fevereiro.

Fim das férias! E, agora? Seu filho descansou? Brincou? Aproveitou com a família? Em geral, a rotina escolar é exaustiva e, assim como os adultos, tem uma hora em que o corpo e a mente das crianças pedem descanso.

De acordo com estudo realizado pela Academia Norte Americana de Pediatria (APP), o recesso escolar é importante para o desenvolvimento das crianças, seja no ambiente escolar ou no convívio familiar.

“As férias são importantes, pois é um tempo para a família se reorganizar e planejar, com calma, os próximos passos da vida estudantil, além de fortalecer o vínculo familiar. Por isso, devem ser proporcionadas atividades e passeios que possibilitem essa aproximação com as crianças”, diz Élide Martins, diretora do Objetivo Portal.

É preciso saber dosar as atividades diárias para não sobrecarregar as crianças, além de incentivar as atividades ao ar livre, frisa o diretor do Objetivo Centro, Cadu D’Andretta. “Hoje, os nossos jovens têm muitos compromissos, uma agenda atribulada. Não é saudável que fiquem o tempo todo no celular, videogame ou computador, o que gera um desgaste, então, sempre sugerimos que a família respeite os gostos dos pequenos, mas também proporcione programas culturais e criativos. Nesse período, é importante que eles tenham a sensação de conforto e descanso, porque o início do ano exige mais, é preciso que os alunos estejam motivados e animados. É preciso sempre manter o equilíbrio para tudo, saber dividir bem o tempo”, comenta o educador.

Continue lendo após o anúncio

Para Élide, é importante incluir conhecimento cultural nos passeios em família. “É preciso ampliar o olhar da criança. Esta é uma fase de ganho de conhecimento muito grande, quando os pequenos querem sempre aprender mais, por isto é uma ótima oportunidade para ir a museus, galerias de arte, teatro, além de incluir leituras mais leves no dia a dia”, fala a diretora.

6 dicas de passeios culturais ou ao ar livre em família

Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” (Sorocaba/SP)

Uma ótima opção para aprender sobre plantas e flores, o Jardim Botânico oferece uma linda paisagem, abrigando o famoso Palacete de Cristal, que contém coleções botânicas, além de um orquidário, mirantes, trilhas, lagos, roseiral e horta comunitária.

Localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Iguatemi, funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Continue lendo após o anúncio

Museu da Energia (Itu/SP)

O Museu da Energia de Itu (SP) é uma boa alternativa de passeio para toda a família. Em fevereiro, segue em cartaz no museu a exposição “Rodas e Trilhos”, que apresenta a história de bondes, trens e ônibus elétricos e sua expansão pelo Estado de São Paulo. Além de destacar a implantação dos bondes elétricos em Sorocaba, um dos primeiros sistemas do tipo no Estado e das ferrovias eletrificadas da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, a exposição também apresenta uma cronologia e curiosidades sobre a história dos meios de transporte em Itu.

As atividades são livres para todas as idades, com entrada gratuita. O Museu da Energia de Itu fica na Rua Paula Souza, 669, no Centro.

Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” (Sorocaba/SP)

Continue lendo após o anúncio

O Zoo de Sorocaba é considerado um dos mais completos da América Latina e conta grande variedade de animais selvagens, com fossos para primatas, um aviário, onde os pássaros voam em volta do visitante e grandes painéis de vidro, para visualização de ariranhas, répteis e ursos.

Localizado na Rua Teodoro Kaizel, 883, na Vila Hortência, com funcionamento de terça-feira a domingo, das 09h às16h. Os preços dos ingressos variam entre R$ 4 e R$ 8.

Leonardo da Vinci no MIS Experience (São Paulo/SP)

Até dia 01/02, o MIS Experience oferece uma programação educativa para crianças, jovens e adultos, inspirada na exposição “Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio”, que oferece uma imersão na mente do artista renascentista. As atividades acontecem de terça a domingo em dois horários: às 10h30 e às 14h. A entrada é gratuita e, para participar, é necessário se inscrever 30 minutos antes, na bilheteria. O evento compreende visitas guiadas e oficinas de animação, construindo engenhocas, pintando com têmpera, objetos voadores e contação de histórias.

Continue lendo após o anúncio

O MIS Experience fica localizado na Rua Vladimir Herzog, 75, na Água Branca, em São Paulo (SP).

Museu da Imigração (São Paulo/SP)

O Museu da Imigração realiza uma programação gratuita para as famílias até o dia 02/02. São atividades diversas, como espaço de leitura “Semear Leitores”, contação de histórias, oficinas de bordado e pintura para bebês. A programação acontece de quarta a domingo para crianças até 10 anos, das 11h às 17h, na área “Hospedaria em Movimento”.

O Museu fica localizado na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, na Mooca, em São Paulo (SP).

Continue lendo após o anúncio

Festival de teatro infantil e oficinas de fantoches no Shopping Parque da Cidade (São Paulo/SP)

O Festival de Teatro foi pensado para animar as férias escolares das crianças e segue até 02/02. São peças teatrais clássicas, como “A Pequena Sereia”, “Branca de Neve” e “O Mágico de Oz”. Cada apresentação tem lotação máxima de 80 crianças. As sessões ocorrem aos sábados e domingos, das 17h às 18h. Oficinas de fantoches e dedoches também serão oferecidas para que as crianças possam aprender sobre temas atuais, como sustentabilidade e responsabilidade ambiental, enquanto brincam.

Ambas atrações têm entrada gratuita e são abertas para todas as idades. Os eventos acontecem no Shopping Parque da Cidade, que fica localizado na Avenida Nações Unidas, 14.401, na Chácara Santo Antônio, em São Paulo (SP).

Continue lendo após o anúncio

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio