Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Artigos

Como matricular os filhos na escola cívico-militar de Sorocaba? Confira!

A cidade de Sorocaba ganhou a primeira escola cívico-militar do Estado de SP; veja como matricular seus filhos

Muitos pais e mães estão perguntando como matricular seus filhos neste novo sistema de ensino na cidade. Falamos com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba que nos respondeu este questionamento; confira abaixo.

Sorocaba realizou nesta segunda-feira (17) a cerimônia de implantação da primeira escola cívico-militar do Estado de SP. A escola escolhida foi a E.M Matheus Maylasky.

Continue lendo após o anúncio

O Programa Nacional da Escola Cívico-militar é uma iniciativa do Ministério de Educação em parceria com o Ministério da Defesa, onde as disciplinas escolares não terão mudanças em relação ao ensino “tradicional”, seguindo a Base Nacional Comum Curricular. Uma das diferenças, é que militares darão apoio ao corpo docente, porém não ocuparão cargos profissionais.

Entre algumas das diferenças das escolas públicas padrões, a escola cívico-militar trás aos alunos da unidade a participação em atos cívicos, o desenvolvimento do espírito de civismo e patriotismo, e o estímulo de valores. A escola cívico-militar tem como intuito a contribuição na qualidade de ensino da educação básica, além de proporcionar aos alunos e aos funcionários, uma atuação focada na melhoria do ambiente e da convivência escolar. Além disso, durante o intervalo, entrada e saída das aulas, os alunos serão acompanhados por monitores. Os monitores que farão este acompanhamento aos alunos, serão 13 militares, sendo eles dois oficiais, segundo sargento e dez suboficiais da reserva.

A luta para trazer uma escola cívico-militar para Sorocaba, começou no governo anterior do município, com a ex-prefeita Jaqueline Coutinho, onde em abril de 2020 a ex-prefeita enviou um ofício para o Direitor de Políticas para Escolas Cívico-militares para que Sorocaba fizesse parte do Programa, já em maio de 2020, ela se reuniu com o deputado estadual Tenente Coimbra, onde ela confirmou o interesse da cidade a fazer parte deste programa de educação.

Neste ano, o prefeito atual de Sorocaba Rodrigo Manga, continuou na luta para trazer a primeira unidade deste tipo do Estado de SP para a cidade, que com mais de 700 mil habitantes, ganhará mais esta opção de ensino gratuita para os alunos do município.

Continue lendo após o anúncio

Mas como inscrever ou matricular os filhos na primeira Escola Cívico-militar do Estado de SP em Sorocaba?



Entramos em contato com a Secretaria da Educação em Sorocaba para tirar as dúvidas dos moradores interessados a matricular os filhos na Escola Cívico-militar. A Sedu nos enviou a seguinte nota:

A Secretaria da Educação (Sedu) informa que não há uma matrícula específica para a escola cívico-militar. É preciso ir até a unidade escolar, no caso a E.M. “Matheus Maylasky”, e se inscrever normalmente. Caso o aluno já esteja matriculado em uma unidade pública, seja municipal ou estadual, pode ser solicitada a transferência para a escola de interesse e aguardar a possibilidade de vaga. É orientado que o interessado ligue na unidade desejada, para agendar sua visita e, assim, evite aglomerações.”

Continue lendo após o anúncio

SOROCABANICES. COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES.

Continue lendo após o anúncio

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio