Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Com treinamento ‘padrão ROTA’, 14° BAEP é inaugurado em Sorocaba

Dória participou da inauguração do 14º Baep em Sorocaba; soldados recebem treinamento ‘padrão Rota’

O governador João Doria (PSDB) inaugurou na tarde desta terça-feira (15) o 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), que fica em Sorocaba.

A cerimônia, realizada no Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), contou a presença de diversas autoridades civis e militares como a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o comandante do CPI-7, Cel PM Aleksander Toaldo Lacerda, o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior de Sorocaba, Fernando de Agrela, a deputa estadual Maria Lúcia Amary, o prefeito reeleito de Capela do Alto, Péricles Gonçalves, entre outros convidados.

João Doria, Jaqueline Coutinho e Maria Lúcia Amary estiveram presentes na inauguração do 14° BAEP em Sorocaba

“Hoje estamos celebrando 189 anos da maior e melhor Polícia Militar do Brasil. É um orgulho de São Paulo a nossa Polícia Militar. São mais de 80 mil mulheres e homes que trabalham para proteger a população de nosso estado”, destacou o Governador.

“Quando assumi o Governo do Estado, nós tínhamos cinco Baeps, agora temos catorze. Com orgulho, estamos inaugurando o nono Baep em dois anos de gestão”, acrescentou.

Continue lendo após o anúncio

O 14º Baep passa a funcionar em imóvel próprio, na rua General Mena Barreto, na Vila São Caetano. Para receber a unidade, as instalações foram submetidas a uma obra de adaptação, que teve início em 26 de novembro e investimento de R$ 466,4 mil pelo Estado.

A unidade especializada será comandada pelo major Kléber Vieira Pinto, somando um efetivo de 230 PMs, além de grupamentos de Canil e Cavalaria, com 36 cães e 36 cavalos. O Baep também contará com uma frota de 30 viaturas para atendimento a 79 municípios, beneficiando uma população de mais de 3 milhões de pessoas.

Todo o efetivo destinado aos Baeps recebe, por meio do Comando de Policiamento de Choque (CPChq), aproximadamente três semanas de treinamento padrão “Rota”. Para isso, são aplicadas atividades de patrulhamento tático, gerenciamento de crises, negociação de reféns e busca e localização de artefatos explosivos.

Em seu discurso, a prefeita enfatizou a importância do BAEP no município como instrumento de fortalecimento às ações policiais no combate à criminalidade na região que abrange dois milhões de pessoas, parabenizando também à Polícia Militar pelos seus 189 anos completados neste ano.

Continue lendo após o anúncio

Ela destacou ainda que Sorocaba tem registrado queda nos índices de criminalidade como furtos de veículos, roubos e estupros, lembrando que a atual gestão investiu na aquisição de novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM), além de uniformes, coletes a prova de bala e armas como pistolas Glock e carabinas semiautomáticas.

Continue lendo após o anúncio

“Como delegada aposentada, ou seja, integrante de força de segurança, o elo que nos une é o sonho de realizar grandes feitos para proteger a sociedade e elevar o nome da Polícia Militar ao patamar que ela sempre mereceu”, disse Jaqueline, lembrando que Sorocaba ficou entre as 10 cidades do Estado melhor avaliadas pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (IndSat).

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio