Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Cachorra mata escorpião e salva família no Wanel Ville IV em Sorocaba

Uma história que poderia ter acabado com um final triste em Sorocaba, acabou de tornando mais uma caso onde uma cachorra de estimação salva a família

A cadelinha Nina foi a grande heroína do dia no bairro Wanel Ville IV em Sorocaba, ela matou um grande escorpião e assim, evitou que o mesmo picasse alguém da família na casa onde vivem 4 pessoas, incluindo uma criança de 4 anos.

O dono da casa, Renato, nos contou que ficou assustado ao ver o escorpião, quando percebeu que a cachorrinha de de estimação da família havia matado o animal.

Continue lendo após o anúncio

“Ela foi muito corajosa, às vezes nem sabia do perigo, ela poderia estar morta se fosse picada”; nos contou Renato.

A cachorrinha heroína Nina

Renato ainda nos conta, que os escorpiões no Wanel Ville IV é um grande problema que vem tirando o sono de toda vizinhança. Ele nos informou que várias pessoas do bairro já tentaram solucionar esse perigo ligando para a prefeitura, mas segundo ele, nunca a prefeitura de Sorocaba teria ido até o local para solucionar o caso ou atender os chamados da população que está com medo da presença dos escorpiões.

Renato Conceição mostrando o escorpião derrotado pela cadelinha

* Tentamos contato com a prefeitura de Sorocaba para falar sobre o caso, mas infelizmente não tivemos sucesso.

O escorpião que apareceu na casa da família do Renato, é o Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil; é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro.

Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo

Conforme os especialistas, crianças de zero a nove anos integram o grupo de risco. Por serem menores, o veneno se espalha de maneira mais rápida.

Apesar de dolorida, a picada não deixa marcas, então não há como saber onde exatamente ocorreu. Não é indicado o uso de qualquer medicamento ou procedimento paliativo (enfaixar, imobilizar, amarrar).

O Hospital de Pronto Socorro é o único lugar em Porto Alegre que possui o soro antiescorpiônico, utilizado para combater o veneno do escorpião amarelo. Em caso de picada do animal, a população deve ligar para o SAMU (192).

Fique de olho

Continue lendo após o anúncio

– Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los.
– Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha.
– Mantenha camas e berços afastados da parede.
– Evite que lençóis toquem no chão.
– Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões.
– Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.

Para manter o bicho longe

– Não é aconselhável usar veneno para combater os escorpiões, pois o desalojamento pode favorecer o aumento da população.
– Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins e terrenos baldios.
– Cuidado com restos de obras e terraplanagem que possam causar acúmulo de entulho.
– Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos, que são fontes de alimento para os escorpiões.

Continue lendo após o anúncio

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio