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BRT começa a circular hoje em Sorocaba, veja as linhas, bairros e horários

População de Sorocaba já pode usar o BRT a partir de hoje; confira as linhas que serão alimentas pelo sistema, os bairros, e tudo o que muda para os usuários

O acesso ao sistema será com pagamento de mesma tarifa já utilizada na cidade e os passageiros poderão embarcar em um dos 57 pontos liberados.

Neste domingo, 30 de agosto, o eixo norte-sul do sistema BRT Sorocaba iniciou a operação levando passageiros do Terminal Vitória Régia até o extremo da zona sul de forma mais rápida, confortável e segura. Pagando uma única tarifa, a população poderá ingressar nas linhas do BRT a partir do terminal, nas 12 estações localizadas na Av. Itavuvu e nos 44 pontos de parada distribuídos nos corredores estruturais.

O circuito a ser realizado pelas linhas percorrerá as seguintes vias:

IDA – Avenida Izoraida Marques Peres, Avenida Antônio Carlos Comitre, Avenida Washington Luiz, Comendador Pereira Inácio, Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, rotatória, Avenida Dom Aguirre, Terminal São Paulo, Rua Leopoldo Machado, Rua Álvaro Soares, Rua Francisco Scarpa, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Rua Armando Zuliani, Rua Euripdes Fogaça, Avenida General Osório, Rua Maciel Baião, Avenida Itavuvu, Rua Antônio Silva Saladino e Terminal Vitória Régia

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VOLTA – Terminal Vitória Régia, Rua Antônio Silva Saladino, Avenida Itavuvu, Rua Major Gambeta, Rua Castanho Taques, Avenida Santos Dumond, Avenida Ademar de Barros, Avenida General Osório, Rua Professor Toledo, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Rua Padre Luiz, Rua Santa Clara, Avenida Comendador Pereira Inácio, Avenida Washington Luiz, Avenida Antônio Carlos Comitre e Avenida Izoraida Marques Peres.

De acordo com o Diretor de Operações do BRT Sorocaba, Manoel Ferreira, cruzar a cidade da zona norte à sul será mais tranquilo a partir de agora. “Todo começo existe uma adaptação, mas acredito que conforme os passageiros forem utilizando o sistema, perceberão seus benefícios. Esperamos que muitas pessoas deixem seus veículos para fazer esse descolamento de BRT. O que é muito bom. Queremos ver a retomada do passageiro ao transporte coletivo”, destaca.

Nesta fase inicial e parcial de testes, uma frota de 43 novos veículos (14 superarticulados e 29 padron) com *ar condicionado, tomadas USB, wi-fi, monitoramento de câmeras e painéis de informações ao usuário* estarão à serviço da população. Os veículos possuem elevador e espaços adaptados e dedicados a pessoas com necessidades especiais.

Além dos veículos BRT, o Terminal Vitória Régia receberá os ônibus oriundos das linhas alimentadoras que circulam pelos bairros. Essas linhas compõem o atual sistema de transporte da cidade e a sua cobertura será mantida. A única mudança será o aumento da capilaridade de trajetos nos bairros para facilitar a chegada das pessoas para o embarque no BRT. Se o passageiro estiver em seu bairro, por exemplo, será atendido por um veículo que roda nas linhas alimentadoras e o levará até um terminal ou estações de integração.

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Ferreira esclarece ainda que, toda operação será monitorada via GPS e câmeras controladas no Centro de Controle Operacional (CCO), responsável pela gestão do fluxo de passageiros e veículos. As imagens registradas também serão espelhadas no sistema de controle da Urbes Trânsito e Transporte.

Tarifa

O valor da passagem será o mesmo utilizado na cidade e, pelo período de 1h, o passageiro está liberado para realizar baldeações com uma única tarifa. O acesso é permitido via “Cartão Cidadão” ou crédito avulso. Caso o usuário não tenha o “Cartão Cidadão”, pode adquirir o crédito via compra digital e recebimento de QR Code no celular ou impresso (se estiver em um totem de atendimento). Depois, basta aproximar o celular ou o ticket com QR Code do validador e a entrada será liberada.

Aplicativo CittaMobi

Para que os passageiros possam ter uma experiência completa com o sistema BRT é necessário ativar o aplicativo CittaMobi no celular. Por meio desta ferramenta, é possível efetuar a compra de passagem, visualizar o tempo de espera dos ônibus, receber atualizações do sistema em caso de eventualidades, enviar perguntas em situação de dúvida, ter liberação para o uso do wi-fi e ainda pedir ajuda em situações de emergência.

O BRT realizará os deslocamentos e reduzirá o tempo de espera e de viagem. Esse circuito será monitorado e por meio do aplicativo e também dos painéis informativos os usuários acompanharão nos terminais, estações BRT e nos abrigos de parada quanto tempo falta para a chegada do ônibus.

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Locais de Embarque

Terminal Vitória Régia

Os usuários que ingressarem no sistema por meio do Terminal Vitória Régia efetuarão o pagamento nas catracas de entrada e poderão aguardar os ônibus que seguirão para o eixo norte-sul. Enquanto esperam, estarão em um ambiente com total infraestrutura com coberturas, bilheteria, banheiros, assentos, wi-fi, espaços comerciais, monitoramento 24 horas, atendimento de informações aos usuários e acesso facilitado por rampas e piso podotátil para pessoas com necessidades especiais.

Corredor BRT Itavuvu

Ao longo da Av. Itavuvu estão distribuídas 12 estações equipadas e prontas para embarque e desembarque do lado esquerdo. O acesso é em nível da estação com o veículo, ficando a *95 cm de altura*. Esse tipo de embarque ajuda a dinamizar o fluxo e permite o fácil acesso de todos, inclusive, pessoas idosas, gestantes ou com necessidades especiais.

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As estações são: UPH Zona Norte, Dr. Pitico, Lauro Sanches, Vila Carol, Jardim Paraná, Los Angeles, Maria Antônia Prado, Jardim Atílio, Itavuvu, Santa Cecília, São Camilo, Paineiras.

Corredores Estruturais

Saindo do trecho norte, os usuários terão acesso ao sistema realizando o embarque/desembarque nos pontos de parada localizados nos corredores estruturais pela porta da direita, a 28 cm de altura, alinhado com o nível das calçadas nos abrigos de parada. Estes corredores passaram por melhorias e requalificação de 44 pontos de parada. Os corredores estruturais não são exclusivos do BRT e neles também circularão ônibus de outras empresas do transporte coletivo.

Projeto BRT Sorocaba

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais. Ele permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes. Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

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Serviço para o passageiro – O que muda

Linhas alimentadoras

As linhas 25 Itavuvu, 39 Aldeida dos Laranjais, 59 Maria Eugênia, 391 Santa Esmeralda, 76 São Guilherme, 581 Sorocaba Park/Santa Marina, 582 Jardim Imperatriz/Alpes de Sorocaba, não irão mais até o Terminal Santo Antônio. Elas irão até o Terminal Vitória Régia, onde haverá integração com o BRT para que o passageiro possa chegar com mais agilidade onde precisar. Com essa alteração, o intervalo de viagem destas linhas ficarão menores, com ônibus passando mais vezes. Tudo incluso na mesma tarifa.

Linhas que passam a ser operadas pelo BRT

As linhas 42 Laranjeiras, 46 Paineiras e 58 Vitória Régia que sempre foram operadas pelo CONSOR, a partir do dia 30 será operada pelo BRT. Os ônibus amarelos serão substituído pelos modernos ônibus azuis: mais confortáveis, com wi-fi de alta velocidade, tomadas USB, silenciosos e com ar-condicionado.

O itinerário será o mesmo: nos horários de pico vai até o Terminal Santo Antônio.

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Nos horários de entrepico, das 8 às 16hs, sábados após as 8h, domingos e feriados, o itinerário será encurtado, indo até a Estação de Integração Itavuvu para aumentar a frequência de viagens.

Sobre a Concessionária BRT Sorocaba

De origem 100% brasileira, o BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.

Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e empregará mais de 500 colaboradores diretos e indiretos nas fases de obras, divididos nas áreas administrativa, execução, social e obras.

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