Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Blitz da ‘moto barulhenta’ em Sorocaba resulta em 5 apreensões e 41 multas

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Urbes – Trânsito e Transportes e Guarda Civil Municipal (GCM), e a Polícia Militar (PM) realizaram na quarta-feira (20), entre 15h e 18h, a blitz de controle de ruído emitido pelo escapamento de motocicleta. A ação fiscalizatória ocorreu em dois pontos da avenida Américo Figueiredo e resultou em 27 motos e um carro abordados, 41 autuações e cinco apreensões.

O objetivo da blitz é sensibilizar e fiscalizar a população em relação à poluição sonora, que causa incomodo e danos à saúde, como surdez; dores de cabeça; cansaço; estresse, irritação e insônia.

Durante a ação, a Polícia Militar abordou 27 motocicletas, sendo que 13 foram enviadas para as medições de ruído, realizadas pelo corpo técnico da Sema. Desse total, nove foram autuados por infrações ambientais, sendo quatro por poluição sonora e cinco por avarias em escapamento/escapamento não original.

Continue lendo após o anúncio

O valor das multas ambientais é de R$ 2.489,85, baseada na lei municipal nº 11.367, de 12 de julho de 2016, que dispõe sobre o controle e a fiscalização das atividades que gerem poluição sonora. As medições feitas por técnicos da Sema são realizadas por meio de um aparelho chamado sonômetro, que nada mais é do que um medidor de som.

Já a PM aplicou 20 autuações e a Urbes, 12 autuações, baseadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Pesquisa on-line

Desde o dia 20 de janeiro, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade está realizando uma pesquisa on-line para identificar quais as principais vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora.

Continue lendo após o anúncio

Os locais são passados às autoridades de segurança para planejar as próximas ações, com o objetivo de realizar um trabalho mais efetivo de fiscalização e de educação ambiental na cidade.

Para participar da pesquisa, o morador deve acessar o formulário no site. Não é necessário se identificar e a pesquisa é simples e rápida.

Continue lendo após o anúncio

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio