Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Artigos

Banco de Olhos de Sorocaba bate recorde em transplantes de córneas em um mês

BOS-Hospital Oftalmológico de Sorocaba bate recorde de transplantes de córnea realizados em um único mês!

 Após suspensão de captações e transplantes em 2020, em função da pandemia, BOS-Hospital Oftalmológico de Sorocaba supera desafios, inova nas atividades de busca ativa de doadores e trabalha para zerar a fila de transplantes em menos de três meses.

 O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), junto ao Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS), realizou, em junho de 2021, 251 transplantes de córneas, número recorde de procedimentos efetuados em um único mês pela instituição.

Continue lendo após o anúncio

O maior resultado atingido anteriormente havia sido registrado em dezembro de 2017, quando foram feitos 239 procedimentos naquele mês. O resultado corresponde a 53,29% dos transplantes realizados em todo o Estado de São Paulo neste mês de junho 2021, quando foram feitos 471 procedimentos. Os números também representam para a entidade uma grande superação, após um ano muito difícil, de suspensão das captações e transplantes de órgãos e tecidos durante sete meses, em função da pandemia (abril a outubro), principalmente para o transplante de córneas, por se tratar de cirurgia eletiva.

Para atingir os resultados, com a autorização pelo Ministério da Saúde da retomada das captações e transplantes, rapidamente, o BOS-HOS conseguiu recuperar seus números, na contramão do vem ocorrendo no país, por meio de medidas estratégicas. Como houve alteração no perfil do doador em razão do protocolo que restringe mortes relacionadas a causas respiratórias (entre elas, a Covid-19), reduzindo consideravelmente o número de doadores, o BOS inovou nas atividades de busca ativa de doadores, adequando-se à nova realidade frente à pandemia. Com isso, aumentaram as doações em todas as regiões de atuação da instituição: São Paulo capital e região Metropolitana, Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Piracicaba e São José dos Campos. Assim, as captações, que não passavam de 10, por mês, de abril a outubro de 2020, aumentaram para 550 doações em maio e 523 em junho de 2021.

De acordo com Edil Vidal, superintendente do grupo BOS, também foi mantido o atendimento aos pacientes, mesmo nos períodos mais restritivos de quarentena. “Utilizamos a Telemedicina para continuar dando assistência aos pacientes transplantados e acesso aos novos pacientes, oriundos de diferentes regiões do país, que puderam ter sua avaliação inicial durante a pandemia e sendo beneficiados neste período”, destaca.

Esperança

Continue lendo após o anúncio

Foi por meio desse atendimento por Telemedicina que a aposentada Olga Maria Soares, de 74 anos, moradora da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, iniciou seu tratamento para receber uma córnea nova pelo BOS-HOS. Olga fez o transplante, no último dia 5 de maio, após um ano e meio de espera, por ser do grupo de risco para a Covid-19. “Fiquei muito feliz e aliviada quando me chamaram depois de tanto tempo de espera. E estava segura, porque o tempo todo fui muito bem atendida pela equipe do BOS”, conta.

Olga precisou do transplante após uma cirurgia de catarata malsucedida em sua cidade de origem. “Senti medo durante o tempo de espera em função da pandemia. Perguntava ao meu médico se poderia dar alguma coisa errada, mas tudo correu bem e, agora, estou enxergando novamente”, comemora. Olga deve fazer mais algumas consultas presenciais no BOS-HOS e, depois, seguirá vida normal.

Campanha e fila de espera

Após os resultados positivos, o BOS inicia uma nova campanha intitulada “Quem Ama Doa”, para sensibilização das pessoas sobre a importância da doação de córneas e já comemora antecipadamente mais uma conquista:  com o aumento das captações e dos procedimentos, a fila por transplantes, que hoje está com cerca de 600 pessoas, deverá ser zerada em menos de três meses. Em 2020, devido à pandemia, o tempo de espera na fila pelo transplante no Estado de São Paulo chegou a ser estimada em cinco anos. “Agora, em 2021, já existe, inclusive, a preocupação de falta de pacientes para os procedimentos disponíveis”, comenta Edil Vidal.

Continue lendo após o anúncio

O Banco de Olhos de Sorocaba – Hospital Oftalmológico de Sorocaba fica localizado na Praça Nabeck Shiroma, nº 210, no Jardim Emília, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou pelo WhatsApp (15) 3212-7040.

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio