Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Aulas retornam dia 5 de fevereiro na rede municipal de ensino em Sorocaba

A Secretaria da Educação de Sorocaba informou que as aulas retornam dia 5 de fevereiro na rede municipal de ensino.

Já na rede estadual de ensino voltam dia 03 de fevereiro

A partir de 2020, as escolas estaduais de São Paulo terão um novo calendário escolar. Haverá a introdução de dois novos recessos, um no fim do primeiro bimestre e outro no terceiro bimestre. As férias do segundo e do quarto bimestre ficam mantidas. Confira as datas:

Continue lendo após o anúncio

– Início do ano letivo: 3 de fevereiro
– Período primeiro recesso (fim do primeiro bimestre): entre 20 e 24 de abril
– Período das férias (fim do segundo bimestre): entre 10 e 26 de julho
– Período segundo recesso (fim do terceiro bimestre): entre 13 e 16 de outubro
– Encerramento do ano letivo: a partir de 23 de dezembro

10 dicas de como lidar com os desafios da volta às aulas

Medo e insegurança são algumas das sensações que precedem a volta às aulas. Esses sentimentos são normais e comuns em várias idades, afinal, são professores, colegas e um ambiente novo, conteúdos inéditos a serem enfrentados. Mudanças geram preocupação. É importante que saibamos falar sobre elas.

Existem diversos motivos que podem tornar difícil esse momento. A mudança na rotina é um deles. Ao longo das férias, geralmente temos mais tempo disponível para ficar junto com nossos pequenos, o que dificulta ainda mais o retorno às aulas. É importante que criemos recursos para amenizar o impacto nessa rotina e que tornem o retorno à escola o mais prazeroso possível. Pensando nisso, elaboramos dez dicas que irão auxiliar você e seu pequeno na volta às aulas!

1. Falando sobre os medos da volta às aulas

Continue lendo após o anúncio

Converse sobre os medos do seu pequeno. Nesse momento, será estabelecido um vínculo que deverá se estender por todo o ano letivo. Acolha suas inseguranças e dialogue de forma real e sutil sobre elas, deixe claro que todo o tempo, você está disposta a escutar os seus problemas e o ajudar a enfrentá-los.

2. Encarando a realidade

Tratar a escola como um ambiente agradável é um fator decisivo na forma que seu pequeno irá encarar os estudos. Nunca se refira a escola como uma punição ou castigo. Sugerir recompensas como passeios ou presentes decorrentes do ato de ir à escola ou estudar não é uma opção.

3. Voltando aos poucos…

Continue lendo após o anúncio

Durante as férias é comum que a rotina diária mude. Vamos dormir mais tarde e também acordamos mais tarde. Acabamos a acostumar nosso corpo com essas pequenas mudanças. A transição para os horários letivos deve ser feita de forma gradual. Uma boa dica é tentar ir para a cama mais cedo e também despertar mais cedo uns dias antes da volta definitiva à escola.

4. Checklist

Junto com seu pequeno, organize a escrivaninha e suas gavetas. Tire tudo o que não será mais utilizado e deixe espaço livre para os novos materiais. Reserve um local para estudo, que seja confortável e agradável. Confira se sua mochila está nos conformes checando cada material como cadernos, lápis e livros. Convide ele também a conferir seu uniforme e utensílios como lancheira e bolsa de lápis.

5. Definindo uma rotina

Continue lendo após o anúncio

Crie uma rotina de horários junto com seu pequeno antes de tudo recomeçar. Nela, deverão ser considerados os momentos de lazer, como os momentos de leitura, visitas a parques, cinemas e casa de amigos. Também os horários de aulas na escola e fora dela, como inglês, música e esportes. Isso ajudará seu pequeno a se localizar ao longo do ano.

6. Esteja junto…

Se puder, vá até a escola no retorno às aulas, apresente o novo professor à ele, isso o dará mais segurança, afinal, eles passarão muitos dias juntos. Um bom relacionamento com o professor é imprescindível para o bem-estar na escola. Caso não seja possível, no final do dia, sente-se com ele e pergunte como foi. Pergunte sobre a nova professora e os novos colegas de sala, o que fizeram ao longo da aula. Isso o deixará feliz e seguro.

7. Velhos e novos amigos

Continue lendo após o anúncio

É importante esclarecer que mesmo que seu pequeno tenha mudado de escola ou de classe, ele poderá manter contato com os antigos amigos. Conhecer novas pessoas também é muito benéfico! É normal que no começo ele fique um pouco deslocado na nova escola, mas aos poucos, ele encontrará colegas que se identifica.

8. Novos desafios

As matérias e conteúdos novos a serem aprendidos podem parecer um bicho de sete cabeças. Tranquilize seu pequeno em relação a eles! Deixe claro que você e o professor ou professora estarão presentes para ajudá-lo no que precisar. Leia junto com ele a introdução dos novos materiais de apoio que a escola pediu como as apostilas e livros didáticos.

9. Não comece com cobranças fora de medida…

Continue lendo após o anúncio

O momento é de readaptação. Começar com muitas cobranças poderá deixar seu pequeno ainda mais assustado. Caso ele apresente uma resistência exacerbada ao retorno, não seja ríspida ao dizer que ele deve ir a escola. O melhor é entender o motivo dessa resistência. Pode ser que isso seja passageiro ou então que aponte um problema mais grave como o bullying.

10. Os livros poderão ajudar!

A leitura é uma ótima maneira de estimular os pequenos a lidarem com os próprios sentimentos e as mudanças que a entrada de um novo ano letivo pode trazer. Pensando nisso, a Equipe de Desenvolvimento Infantil e Curadoria da Leiturinha seleciona títulos relacionados às mais diversas situações de insegurança e medos comuns da infância, como é o caso da volta às aulas.

É importante dizer que, apesar de todos os desafios, o ambiente escolar tem muito a construir para o crescimento dos pequenos. Na escola eles aprendem muito sobre independência, socialização e ainda surpreendem a família toda com a capacidade de aprender e ensinar o que descobrem por lá! Então, com o seu apoio, tudo será mais fácil.

Continue lendo após o anúncio

Bom ano letivo, boas aulas e muita história para contar!

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio