Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Assim que liberar, seja qual for, vamos comprar as vacinas para Sorocaba; diz Manga

Manga: “no primeiro momento que liberar a compra, seja qual vacina for, iremos adquirir

Créditos/Reprodução: Ipa Online

O prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga (Republicanos), afirmou que o Projeto de Lei que autoriza a compra de 300 mil doses da vacina Janssen contra covid-19, será votada pelos vereadores em caráter de urgência já na próxima terça-feira (16).

Conforme o chefe do Executivo, o presidente da Câmara, Cláudio Sorocaba, agendou a votação em sessão extraordinária.

Continue lendo após o anúncio

Questionado no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba 91,1 FM, sobre quando essa vacina chegaria a Sorocaba, Manga não soube precisar a data. “Não temos essa data. No primeiro momento que liberar a compra, seja qual vacina for, iremos adquirir. O foco principal é esse. O anseio da população é para vacinar”, afirmou. “Para o consórcio, preciso da autorização da Câmara de Vereadores. O decreto do presidente tem de reconhecer, para que a gente possa comprar, que o Ministério da Saúde não consegue atender a demanda das cidades”, explicou o prefeito.

Cláudio Sorocaba, também na entrevista, disse que irá adquirir mais 20 mil vacinas para ajudar na imunização da população.

Entenda

A Prefeitura de Sorocaba enviou à Câmara Municipal, nessa última quinta-feira (11), em caráter de urgência, um Projeto de Lei que ratifica o protocolo de intenções com a finalidade de adquirir vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde para combater a pandemia da Covid-19.

Caso o protocolo de intenções seja efetivado, o mesmo será convertido em um contrato de consórcio público. Desta maneira, o consórcio terá personalidade jurídica de direito público, adquirindo natureza autárquica.

Continue lendo após o anúncio

“Entendemos que há urgência na necessidade de vacinação, não só para frear um iminente colapso generalizado na saúde em nível nacional, como também para retomarmos, o quanto antes, a atividade econômica, a geração de empregos e renda, além do convívio social”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

Dentre os embasamentos para o envio do PL à Câmara Municipal de Sorocaba, está a Lei 534, de 2021, sancionada pelo presidente da República na quarta-feira (10), que facilita a compra de vacinas pela União, pelos governos estaduais e municipais e pela iniciativa privada.

O ato é corroborado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade que representa nacionalmente os municípios. A FNP lidera e apoia a formatação de consórcio público, com inciativa e manifestação de interesse de 1.703 municípios que também almejam agilizar a imunização de suas respectivas populações.

Caso o consórcio seja confirmado, a Prefeitura quer adquirir até 300 mil vacinas, com recursos próprios e por meio de parceria com a iniciativa privada.

Continue lendo após o anúncio

Sorocaba já se prepara para tal aquisição e atualmente ocupa a segunda posição na lista de negociações da compra da vacina Janssen, do grupo Johnson & Jonhson, atrás apenas do município de São Paulo. Além da Janssen, que é aplicada em dose única, a Prefeitura solicitou orçamento para outras empresas do segmento.

Desse total de 300 mil doses pretendidas pela cidade de Sorocaba, na primeira compra, com recurso próprio, de 50 mil a 100 mil doses seriam destinadas a profissionais da saúde e da educação, estimando um investimento a partir de R$ 5 milhões.

VOCÊ PODE CONFERIR A MATÉRIA DO IPA ONLINE CLICANDO AQUI.

Continue lendo após o anúncio

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio