Cachorro que correu atrás de carro em Sorocaba não foi abandonado; diz tutor do animal

SEMA de Sorocaba chegou a emitir uma nota que abriria um boletim de ocorrência contra o tutor do cachorro por abandono; porém o tutor do animal fez um vídeo explicando a situação

Após publicarmos a nota da SEMA na noite deste sábado (21), o tutor do cachorro enviou um vídeo, dizendo que o cachorro não foi abandonado, e que a pessoa que filmou nem se quer perguntou o que estava acontecendo. Ainda segundo o tutor do animal, ele saiu para trabalhar e o cachorro o seguiu. A matéria com a nota da SEMA publicada em nosso portal na noite de ontem (21) já foi editada com a versão do tutor. Confira o vídeo abaixo:

A nota da SEMA dizia que iria abrir um boletim de ocorrência contra o tutor; confira a nota enviada e publicada ontem ao nosso portal

Sema vai registrar boletim de ocorrência e autuar tutor por abandono de cachorro no Jardim Santa Bárbara.

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) vai registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil a respeito de um cachorro que foi abandonado nas ruas do Jardim Santa Bárbara. Um vídeo postado em rede social na sexta-feira (20) denunciando o caso chegou ao conhecimento da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema. A identificação do responsável pelo abandono é possível pela placa do veículo e ele será autuado.

Na imagem é possível ver o cachorro correndo desesperadamente atrás do veículo do possível tutor. De acordo com a lei municipal nº 9.551, de 4 de maio de 2011, que trata da proibição à prática de maus-tratos e crueldade contra animais em Sorocaba, nos casos de abandono de animal sadio ou doente, é aplicada multa de R$ 3 mil por animal.

A Sema não tem conhecimento do paradeiro do cachorro e, caso alguém o encontre, pode entrar em contato com a Seção de Proteção e Bem-estar Animal. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, entre cães e gatos.

A fiscalização e o resgate de animais em situação de maus-tratos é um dos trabalhos realizados durante o ano todo pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema. No caso de resgate, o animal é levado para o Abrigo Municipal para adoção.

As denúncias de animais vítimas de maus-tratos devem ser feitas através dos canais da Central de Atendimento (www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento), telefone 156 e WhatsApp (15) 9.9129-2426, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Abrigo Municipal fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202-8006.