Doa Sorocaba movimenta a generosidade da cidade neste 1° de dezembro

No contraponto ao consumo desenfreado, incentivado por campanhas que ganharam nível mundial, como a Black Friday, uma organização norte-americana vem, há 8 anos, incentivando pessoas a doar aquilo que têm em excesso, ou o suficiente para oferecer ao outro um gesto de alento, carinho, atenção, disposição e dedicação, tanto para alimentar ao corpo, quanto à alma.

É o movimento “Giving Tuesday”, criado pelo britânico Henry Timms, em 2012, em Nova Iorque, pensando no desenvolvimento de uma consciência voltada à inovação e à criatividade tanto de empresas, quanto de pessoas físicas, na construção de uma sociedade mais justa e mais humanizada. No Brasil, a ideia ganhou corpo em 2013 (Dia de Doar) e há quatro anos Sorocaba passou a figurar como participante da atividade com o Doa Sorocaba. Esse ano, essa data será celebrada no mundo inteiro no dia 1 de Dezembro.

Idealizado pelo Instituto Alexandre e Heloísa Beldi (IAHB), o movimento acabou ganhando mais legitimidade com a Lei municipal número 11.637, que criou o Dia de Doar em Sorocaba, em 2017. Assim, se oficializou a terça-feira posterior ao Dia de Ação de Graças e à Black Friday como a data comemorativa em que os sorocabanos podem participar desta rede de solidariedade, porém o IAHB reforça sempre que a doação pode acontecer sempre, pois #tododiaédiadedoar.
O dia é considerado o ponto de partida para a adesão daqueles que se importam com as outras pessoas e querem mudar as realidades a partir de si. Diferente do que acontece em ações de doação onde, geralmente, há alguma instituição ou pessoa alvo como beneficiado, o Doa Sorocaba não determina a quem a doação será destinada.

Ao contrário, espera-se que os doadores apoiem aqueles projetos, pessoas, comunidades que melhor lhes cabem. Não se trata de doação em dinheiro somente, mas em serviços como a limpeza de uma praça, a construção de um espaço comum, doação de sangue, o atendimento gratuito de doentes, o desenvolvimento de brincadeiras com crianças ou a visitação a idosos, por exemplo.

“Doe. O que você tem vale muito!” é o lema da campanha de 2020, pois acredita-se que fazer o bem não exige grandes esforços. “É uma atitude simples, basta olhar para os lados. Com um pouco de atenção ou um sorriso sincero já é possível mudar o dia de alguém. Todos podem participar, do seu jeito. Afinal, todo mundo tem algo de bom para oferecer e precisamos de mais exemplos positivos”, enfatiza a diretora presidente do IAHB e idealizadora do Doa Sorocaba, Thais Barros Beldi. Conforme explica, o movimento pede apenas para que aqueles que aderem à doação postem em redes sociais suas participações, por meio da hashtag doasorocaba (#doasorocaba).

A campanha tem levado o nome de Sorocaba a uma visibilidade internacional e a adesão na cidade tem crescido a cada ano, mas para que as ações de solidariedade aumentem é preciso que a comunidade sorocabana participe e, acima de tudo, compartilhe as suas ações. Existe um tabu sobre compartilhar aquilo que faz por e para outras pessoas por considerar uma atitude arrogante. Por isso, busca-se exatamente o contrário, pois boas ações se tornam exemplos e devemos divulgar. “O que queremos é que as pessoas assumam seu papel de cidadãos, fazendo aquilo que é possível”, comentou Thais, reiterando que, neste sentido, as mídias sociais são a melhor ferramenta para alavancar a ideia.

Um dos parceiros desde o início do movimento, o Pátio Cianê Shopping mantém um espaço destinado à arrecadação de doações, preservando inclusive a identidade dos doadores. Em estande fechado, dá à clientela a possibilidade de depositar roupas, calçados e brinquedos, entre outros objetos, numa janela instalada estrategicamente.

A Atua Agência, abraçou a ideia e faz todo o material de divulgação da campanha anualmente desde a sua idealização. Outros exemplos são o apoio da Padaria Real, que colocou em suas embalagens de pão a hashtag #doasorocaba, apoiando na divulgação, enquanto um pequeno empresário do setor de limpeza de veículos, aderindo ao movimento, ofereceu um curso gratuito de lavagem ecológica a jovens carentes.

Em 2019 o Doa Sorocaba pediu o engajamento de restaurantes e bares que poderiam doar os valores de um prato, uma porcentagem, ou parte do lucro de um dia, a alguma instituição local de sua livre escolha. Essa ação foi bem recebida por todos os participantes e 11 organizações se beneficiaram com as doações.

Esse ano, a pandemia trouxe novos desafios! Em 5 de maio de 2020 foi celebrado mundialmente o Dia de Doar Agora numa tentativa de atender a emergência que estávamos vivendo, afinal a pandemia mexeu e continua mexendo com cada um de nós e nos apresentou uma oportunidade de nos unirmos como uma comunidade global. Só no Brasil, cerca de 6,5 bilhões de reais foram captados em função do coronavírus, incluindo mais de 530 campanhas espalhadas pelo país e reunindo cerca de 543 mil doadores, de acordo com o Monitor das Doações, mostrando que a pandemia aflorou o poder da doação e a vontade das pessoas de ajudar e ela pode e deve ser vista como uma oportunidade de transformar essa boa vontade em um ato permanente, que independa de situações de emergência.

O Doa Sorocaba também se mobilizou nesse momento de crise, fazendo a campanha “Doa Sorocaba Alimenta e Aquece” para apoiar durante 6 meses 48 famílias, que totalizam 224 pessoas entre adultos e crianças, de dois bairros de Sorocaba que em vista da extrema vulnerabilidade e devido ao isolamento social e a crise econômica, tiveram seus trabalhos e rendas interrompidos.
A campanha desse ano acaba de ser lançada e buscou inspiração na psicologia associando cores às ações que podem inspirar doações. Confira mais no website www.doasorocaba.com.br e nas mídias sociais do Instagram e Facebook.

O site oferece visibilidade às organizações sociais de Sorocaba e da região que buscam ser vistas por aqueles que procuram a quem doar. Basta se cadastrar e aparecer aos futuros doadores.
Há também manuais explicativos de como aderir ao movimento para estudantes, famílias, igrejas, ONGs, pessoas, entre outros. Todo material é liberado para download, justamente para facilitar a visualização e engajamento das partes no primeiro dia do mês de dezembro.

O importante é doar e compartilhar nas redes sociais os resultados obtidos marcando o @doasorocaba e as hashtags #doasorocaba #diadedoar. Assim é possível medir o impacto desse movimento.
Com isso fica o convite para que pessoas e empresas adiram ao movimento no dia 1 de Dezembro, ao seu modo, patenteando a característica benemérita do sorocabano. Vamos juntos disseminar a cultura da doação, acreditando que podemos fazer mais por quem precisa, não somente no dia de doar em si, mas ao logo de todo o ano, promovendo #tododiaédiadedoar.
Doe, o que você tem vale muito!