Pesquisa mostra que sorocabanos não sabem em quem votar neste domingo

A pesquisa mostra que votos brancos, nulos e indecisos somam mais de 30%, seguido por Jaqueline Coutinho com 15,9% e Rodrigo Manga com 14,4%

Na véspera das Eleições Municipais de 2020, pesquisa mostra que boa parte dos sorocabanos não sabem em quem votar para ocupar a cadeira de prefeito em Sorocaba. O número de brancos, nulos (somando 14,2%) e indecisos (19,7%) somam mais de 30%, é o que mostra a pesquisa realizada pela Âncora Pesquisas, da Bahia. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Os dados foram levantados, processados e coordenados em Sorocaba, pela socióloga da Âncora, Érica Regina Silva, que é pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos. “Foi surpreendente ver a dúvida das pessoas, que estão indecisas e avaliam até mesmo se irão votar no domingo”, destaca a pesquisadora.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de pesquisas, Érica ressalta que é a primeira vez que encontra um grupo populacional tão dividido. “É a primeira vez que vejo uma cidade com eleitores tão indecisos, sem saber em quem votar, é impossível estimar com precisão o candidato vencedor, todos têm chance”, avalia. A experiência da pesquisadora já é conhecida, por ter acertado diversos resultados do pleito eleitoral em toda a região.

A pesquisa está registrada no TSE SP- 06930/2020.

Os números

A candidata Jaqueline Coutinho (PSL) e o candidato Rodrigo Manga (Republicanos) disputam os primeiros lugares com uma pequena margem de diferença, com 15,9 % e 14,4% respectivamente. Em seguida temos a candidata Maria Lúcia (PSDB) com 12,5%.

Uma das surpresas da pesquisa é o candidato Dr Leandro (Democratas), que está com 10,3% dos votos, sendo que disputa o pleito pela primeira vez. O candidato Raul Marcelo (PSOL) apontou 7,1%, seguido do candidato Renan (PDT) com 2,7%; o candidato Prof Flaviano Lima (Avante) com 2% e o candidato Carlos Péper (Solidariedade) com 1,2%.

Rejeição

A lista de rejeição é liderada por Rodrigo Manga (15,2%), seguido por Jaqueline Coutinho (11,4%), em terceiro Raul Marcelo (7,4%), em quarto Maria Lúcia (4,7%). Empatados em 0,2% estão Dr Leandro, Carlos Péper, Prof Flaviano Lima e Renan.

A pesquisa

As entrevistas foram distribuídas pela cidade de Sorocaba de forma ponderada pelo tamanho populacional das regiões e conforme critérios técnicos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O plano amostral utilizou quotas proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, idade, grau de instrução, nível econômico. As quotas foram estabelecidas com base nos dados mais atualizados do Atlas Brasil/2013; TSE/ TRE de 2020 e IBGE 2010. Foram realizadas 600 entrevistas pessoais no município de Sorocaba Realizado entre os dias 11 e 12/11/2020 . A pesquisa conta com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de no máximo 4% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE SP- 06930/2020.