Chimpanzé escapou no zoo no momento da alimentação; diz Prefeitura de Sorocaba

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba ressalta que em nenhum momento a chimpanzé Kelly saiu do parque

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) informou na tarde desta quinta-feira (12) que um exemplar fêmea de chimpanzé escapou do recinto do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” no início da tarde desta quinta-feira (12), por volta de 12h30. O fato ocorreu no momento da alimentação do animal e o motivo será apurado.

Segundo a Prefeitura, a equipe do zoo colocou em prática o protocolo de segurança para casos de fuga de animais e o parque foi evacuado. “Importante esclarecer que em nenhum momento a chimpanzé saiu das dependências do parque”, diz a nota. A Sema acionou ainda as equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental e Guarda Civil Municipal (GCM).

Foi tentado uma contenção química com dardo, mas o tranquilizante não foi injetado por completo. Com isso, as equipes incluindo os técnicos do zoo, monitoraram a chimpanzé o tempo todo até que, voluntariamente, por volta de 14h15, ela retornou ao recinto de forma tranquila. O animal está bem e não houve nenhuma pessoa ferida durante toda a ocorrência.

A chimpanzé se chama Kelly e tem 15 anos de idade. Ela é do parque Beto Carrero Word, de Santa Catarina, e chegou no zoo de Sorocaba na última sexta-feira (dia 6), onde permanecerá de forma provisória para fazer companhia para um chimpanzé macho do zoológico do Rio de Janeiro, que chegou em Sorocaba no último domingo (dia 8). Ambos vão permanecer no “Quinzinho de Barros” até o fim das reformas dos parques de origem.