CPFL doa painéis de energia solar para a Santa Casa de Sorocaba no valor de R$2 milhões

Uma boa notícia para começar o final de semana!

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba recebeu uma doação de placas fotovoltaicas, ou mais popularmente conhecidos como painéis de energia solar. A doação foi feita pela CPFL! As placas já estão sendo instaladas, e gerará uma grande economia na conta de energia do hospital. Além disso, todo telhado da unidade, assim como calhas e rufos estão sendo trocados.

As vantagens no uso da energia solar

A energia solar tem atraído cada vez mais adeptos e usuários por conta de suas diversas vantagens, especialmente no que diz respeito a questão da sustentabilidade e do meio ambiente.

Isso porque trata-se de uma fonte de energia totalmente renovável, e que serve como substituto ideal para os meios mais tradicionais de captação de energia elétrica – no caso da energia solar fotovoltaica.

Portanto, mais do que contribuir com o bolso de quem utiliza esse sistema, uma vez que causa grande economia na conta de luz, a energia solar contribui para todo o planeta, uma vez que não há qualquer tipo de agressão ao meio ambiente em seus processos de captação e transformação.

Além da grande duração de uma instalação do tipo, seu valor torna-se muito acessível diante desse tipo de vantagem. Além do mais, é comum que a economia gerada pelo uso da energia solar pague a instalação do sistema em poucos anos – o que, é claro, é sempre uma excelente ideia.

Para ficar mais fácil de se compreender o que torna a energia fotovoltaica tão vantajosa, vamos tratar de seus benefícios um por um:

A energia solar é totalmente renovável, por ser extraída de uma fonte inesgotável – diferente de outros tipos de recursos renováveis, como energia eólica ou hídrica, a energia solar é a única com a qual temos a certeza de poder contar no dia seguinte, ainda que em menor escala.
Os painéis fotovoltaicos, que captam a energia solar, são fáceis de instalar, não fazem qualquer tipo de barulho, e não causam nenhum tipo de poluição ou prejuízo ao meio ambiente.

Outra vantagem dos painéis solares é o fato de ocuparem pouco espaço – são instalados nos telhados, sem que haja qualquer tipo de prejuízo estrutural.
A taxa de manutenção do sistema de Energia Solar Fotovoltaica é muito baixa, por ser um sistema que não apresenta praticamente nenhum tipo de desgaste mecânico. Com uma limpeza anual, os painéis costumam durar mais de 25 anos!

No caso da energia solar, sua fonte é completamente gratuita – o sol. Por isso, a energia fotovoltaica caminha a passos largos para ser considerada a energia renovável mais barata do mundo. Na China, a energia solar já é mais barata do que a energia elétrica, por exemplo. Esse tipo de queda no valor tende a se estender por todo o globo, conforme ela se torne mais utilizada.

A economia gerada pelo uso da energia solar, em conjunto com a rede elétrica tradicional, pode ser de até 95% no valor de sua conta.
A falta de rede elétrica pode ser compensada com o uso da energia solar – assim, locais mais distantes, que não contam com os serviços convencionais de energia, tem no sol a sua grande solução.
Possuir um sistema de energia solar em sua casa pode contribuir também com a valorização do imóvel – que pode variar entre 10% e 30% do total.