Notícias em Sorocaba

Profissionais da saúde trabalham no escuro em UBS de Sorocaba após furto de fiação

Profissionais da saúde lutam para atender a população na UBS do Nova Esperança em Sorocaba; eles estão no escuro após marginais furtarem as fiações do local – A Prefeitura de Sorocaba enviou uma nota

Realidade triste em Sorocaba, de novo marginais roubaram as fiações de um prédio público do município. Mas dessa vez não foi escola, e sim de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Nova Esperança.

Profissionais da saúde estão trabalhando duro e se esforçando para atender a população, que mensalmente presta serviços e assistência para milhares de pessoas da região do bairro. Eles estão no escuro, desde quando marginais furtaram a fiação da unidade, prejudicando, e muito, toda a comunidade que precisa de atendimento.

Por conta da falta de energia no local, as vacinas do Dia D da campanha Contra Poliomielite e da Multivacinação que acontece neste sábado (17) em Sorocaba, não foram entregues, pois não haverá como fazer a refrigeração das vacinas.

Por conta dessa situação, apenas as consultas médicas, curativos, medicação e coleta estão sendo realizados com iluminação adequada. Pacientes que precisam de outros serviços, estão sendo encaminhados à UBSs do Jardim Simus e Vila Barão.

Entramos em contato com a Prefeitura de Sorocaba que nos enviou a seguinte nota, leia na íntegra:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), esclarece que a UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Esperança foi alvo de furtos e atos de vandalismo entre de setembro e outubro. Os furtos danificaram as redes elétrica e de internet, além de danos a cadeados, portões e correntes. Todos os crimes foram registrados em boletins de ocorrência.

Para resolver essa situação, a SES acionou as equipes de manutenção que próxima segunda-feira (19) estarão no local para avaliar as consequências e iniciar os reparos. Também foi solicitada à GCM (Guarda Civil Municipal) a intensificação do patrulhamento naquela região.

Por conta dessa situação, apenas as consultas médicas, curativos, medicação e coleta estão sendo realizados com iluminação adequada. Pacientes que precisam de outros serviços, estão sendo encaminhados às UBSs mais próximas (Wanel Ville, Barão e Simus).

Em relação às vacinas, as doses são enviadas à Sala Central de Vacina e passam pelo monitoramento chamado de “quarentena” para avaliar se as doses serão descartadas ou não.

A Prefeitura de Sorocaba lamenta e repudia esses atos criminosos realizados na UBS que prejudicam a assistência em saúde do SUS na comunidade do Jardim Nova Esperança. O Poder Público Municipal pede para que haja consciência e que os cidadãos ajudem a cuidar do patrimônio público denunciando à Polícia Militar ou Guarda Civil Municipal quando flagrar ações de vandalismo/furto ou roubo contra imóveis públicos. ENCERRA A NOTA.

SorocabaniceS
the authorSorocabaniceS