Categorias
Notícias em Sorocaba

Sorocaba avança para a fase verde do Plano São Paulo nesta sexta-feira (9)

Boa notícia para a economia da nossa cidade; Sorocaba dá mais um passo importante no Plano SP de Reabertura!

A cidade de Sorocaba entra na fase verde nesta sexta (9). O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva, no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, foram feitas atualizações dos estágios de cada região na pandemia, de acordo com o Plano São Paulo, programa de retomada de atividades econômicas.

Veja a coletiva abaixo:

Histórico de Sorocaba

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, anunciou no dia 07 de agosto, o avanço da cidade à Fase Amarela do Plano São Paulo. O comunicado ocorreu em coletiva de imprensa no saguão do Paço Municipal. Com isso, academias de todas as modalidades, salões de beleza e barbearias puderam voltar à funcionar. Já os bares, restaurantes e similares só foram permitidos a funcionar com consumo no local, três dias depois, no dia 11 de agosto.

Sobre o Plano São Paulo

O Plano São Paulo, que regulamenta a quarentena em todo o estado, classifica as regiões do estado em cores, determinando quais locais podem avançar nas medidas de reabertura da economia.

Para começar a reabertura do estado em 1º de junho o governo dividiu o território de acordo com as 17 Divisões Regionais de Saúde (DRS).

Os critérios que baseiam a classificação das regiões são:

– Ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs);
– Total de leitos por 100 mil habitantes;
– Variação de novas internações, em comparação com a semana anterior;
– Variação de novos casos confirmados, em comparação com a semana anterior;
– Variação de novos óbitos confirmados, em comparação com a semana anterior.
– Na fase verde também é considerado óbitos e casos para cada 100 mil habitantes;

Regiões que atingirem as fases 3 (Amarela) ou 4 (Verde) permanecerão nessas fases desde que tenham indicadores semanais inferiores a 40 internações por Covid-19 a cada 100 mil habitantes e 5 mortes a cada 100 mil habitantes.

Veja as principais regras de cada fase:

Fase vermelha: Permitido o funcionamento apenas de serviços essenciais.

Fase laranja: Também podem reabrir imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings podem reabrir, mas com restrições.
Fase Amarela: Também podem reabrir salões de beleza, bares, restaurantes, academias, parques e atividades culturais com público sentado podem funcionar, mas com restrições.

Fase verde: Também podem reabrir eventos, convenções e atividades culturais com público em pé poderão voltar a acontecer quando houver uma estabilidade de quatro semanas do estado de São Paulo na fase verde (4), também com restrições.