Home Curiosidades de Sorocaba Praça Carlos de Campos; local que um dia foi o único cemitério de Sorocaba

Praça Carlos de Campos; local que um dia foi o único cemitério de Sorocaba

0
Praça Carlos de Campos; local que um dia foi o único cemitério de Sorocaba

Quem olha para praça Carlos de Campos hoje em dia, não faz ideia que ali eram enterrados índios que trabalhavam para monges do Mosteiro de São Bento; bora viajar no tempo!

Antigamente Sorocaba não contava com um local específico para sepultamento de seus mortos. Ao redor do antigo Mosteiro, havia um cemitério em que, segundo historiadores, eram enterrados os irmãos e os índios que trabalhavam para os monges.

Em 1819, o presidente do Mosteiro de São Bento doou o terreno ao lado da igreja (atual Praça Carlos de Campos), para essa finalidade. Esse cemitério era fechado com grades, tendo em seu interior uma capela dedicada à Santa Cruz.

O local tornou-se conhecido como “Cemitério dos Bexiguentos”, designação usual dos doentes de varíola, por causa das bolhas que são o principal sintoma da doença.

O cemitério serviu a comunidade até 1863, quando foi inaugurado o Cemitério da Saudade. No ano seguinte, Frei Baraúna pediu o terreno de volta, permanecendo apenas a capela que, com o tempo, também desapareceu.