Home Comportamento Gratidão aos profissionais de limpeza, heróis do dia a dia que merecem nosso respeito!

Gratidão aos profissionais de limpeza, heróis do dia a dia que merecem nosso respeito!

0
Gratidão aos profissionais de limpeza, heróis do dia a dia que merecem nosso respeito!

Profissionais da limpeza são dignos de aplausos; linha de frente na batalha contra a pandemia do coronavírus, profissionais da limpeza têm pouco reconhecimento da população

Os profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus estão sendo homenageados mundo afora. Médicos e enfermeiros são sempre aplaudidos, lembrados como heróis.

Porém, uma classe que está igualmente no front de combate ao covid-19, mas esquecida pela população: os profissionais da limpeza, que garantem a higienização de hospitais para que o ambiente se mantenha desinfectado e descontaminado, apropriado tanto para os profissionais da saúde exercerem o seu papel com segurança, quanto para os pacientes que procuram o atendimento hospitalar.

Funcionários responsáveis pela limpeza, principalmente dos hospitais, estão mais expostos, devido ao contato quase que direto com os pacientes ou com materiais usados ou descartados. Quem cuida dos processos de higienização nunca foi tão essencial para garantir a segurança de todos. Devido à pandemia, esse profissionais precisaram redobrar os cuidados com a higiene.

Os serventes de limpeza têm toda técnica e é uma das primeiras linhas no combate ao covid-19, e não são lembrados

Algumas medidas de precaução integram protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde e são recomendadas em nível hospitalar, como o uso de máscaras e aventais descartáveis, denominados capotes, bem como a utilização de óculos reutilizáveis.

“Os serventes de limpeza têm toda técnica e é primeira linha no combate ao covid-19, e não são lembrados. Lembram do médico, do enfermeiro e esquece dos servidores de limpeza que entram nos locais para fazerem as limpezas terminais, coleta dos resíduos, que é tão importante hoje em dia quanto o serviço do médico”, lembra Bruno Galindo, proprietário da Ideal Prestadora de Serviços, que ressalta que os profissionais utilizam todos os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para garantir a segurança dos colaboradores.

O trabalho com limpeza não é simples. É trabalhoso e requer reconhecimento especializado. E agora, com contato direto com os pacientes, a pandemia de coronavírus mexeu com a rotina dos profissionais.

Como tantos outros que se lançam nas ruas, os profissionais revestem sua rotina de cuidados impensáveis, como ao chegar em casa, deixar os sapatos do lado de fora e, em um balde na entrada, as roupas usadas. Chave, celular e demais apetrechos ganham um banho de álcool em gel, e logo depois o banho, só depois cuidar das tarefas domésticas.