Calor aumenta em SP hoje e fim de semana vai ferver com recorde de calor; diz Climatempo

Segundo o Climatempo, A previsão indica um novo recorde de calor na paulista nesta quinta-feira. O calor vai aumentar ainda mais no fim de semana!

Quem já está pensando em como vai estar o tempo no final de semana em São Paulo pode se preparar. O sol vai aparecer, a poeira vai subir, a temperatura dispara e vai ferver!

Nesta quinta-feira (10), uma grande massa de ar quente e seco ganha força pelo estado de São Paulo. No leste paulista, o dia começou com muitas nuvens por causa da entrada de umidade que vem do mar, e até houve registro de névoa/nevoeiro. No entanto, ao longo do dia, os ventos quentes e secos vindos do interior do estado se intensificam, favorecendo boas aberturas de sol e rápida elevação na temperatura.

Na cidade de São Paulo há uma grande chance de recorde nesta quinta-feira. O recorde atual é de 33,7°C, em 27 de janeiro. A máxima prevista para hoje é de 34°C. Portanto, hoje deve ser o dia mais quente do ano na capital.

Atenção para baixa umidade relativa do ar

Em praticamente todo o estado, a tarde desta quinta-feira será quente e seca, com umidade atingindo níveis abaixo de 20%, que são considerados de alerta. No norte e oeste do estado, a umidade relativa do ar também fica baixa e alcança níveis de atenção (abaixo nos 30%). Na faixa litorânea, o vento sopra com até moderada intensidade e o mar segue calmo. Não há expectativa de chuva.

Frente fria

Na sexta-feira (11), a passagem de uma frente fria pelo alto mar favorece a entrada de umidade sobre o leste paulista e a temperatura diminui na capital e litoral, região metropolitana, Campinas e Vale do Paraíba. A temperatura fica mais agradável. Já no interior, o tempo segue seco com muito calor e umidade baixa.

Calor recorde no fim de semana níveis de umidade do ar em alerta

Observe os mapas abaixo. Eles mostram a projeção da temperatura máxima para os próximos dias no centro-sul do Brasil, incluindo o estado de São Paulo. A mancha no tom de vermelho mais intenso representa temperaturas acima dos 34ºC. Repare como a mancha vermelho intenso vai avançando para leste, indo do interior para a região da capital, o que indica a tendência do aumento do calor também na Grande São Paulo.

Recorde de temperatura

Os meteorologistas alertam para um fim de semana de calor recorde, o mais quente do ano, até agora. Várias cidades paulistas vão registrar temperaturas elevadas e possíveis recordes. Vai ferver!

Outros índices que vão chamar a atenção são: a umidade relativa do ar e índice de poluição.

Vários municípios entram em atenção e alerta para níveis de umidade abaixo de 30% e 20%. Portanto, a população deve seguir as orientações dos órgãos de saúde oficiais e evitar exposição solar nas horas mais quentes do dia e se hidratar bastante. Com relação ao índice de poluição no site da Climatempo pesquisando sobre o tempo na sua cidade você irá encontrar as informações do dia.

Por que Setembro é tão quente?

O solstício de Inverno está se afastando e os dias vão focando cada vez mais longos agora com mais horas de sol. Nesta época do ano, com a presença do ar seco, umidade baixa, com pouca ou sem nenhuma nuvem no céu e mais horas de insolação a temperatura sobe muito e rápido.