Notícias em Sorocaba

Sorocaba tem a menor taxa de mortes por Covid-19 entre 20 cidades paulistas

O percentual também é menor em relação aos registros nacional e estadual.

O município de Sorocaba registrou nesta segunda-feira (13) 2,07% de taxa de letalidade da Covid-19. Esse índice é menor que o do Brasil (3,9%) e o do estado de São Paulo (4,8%). A taxa de letalidade é importante para avaliar a severidade da epidemia em cada território. Os dados são desta segunda-feira, 13 de julho, e foram extraídos da Vigilância Municipal de Sorocaba e da Fundação Seade .

O município também registra o melhor índice entre as 20 cidades com mais casos do novo coronavírus no estado. São 8.296 casos, com 172 mortes. São essas as demais cidades paulistas com mais casos do novo coronavírus: Praia Grande (2,7%); São José dos Campos (2,8%); Piracicaba (3%); São José do Rio Preto (3%); Santos (3,2%); Ribeirão Preto (3,4%); Cubatão (3,7%); Santo André (3,7%); Campinas (3,9%); Guarujá (4%); Jundiaí (4,6%); São Bernardo do Campo (4,7%); Diadema (5,1%); São Vicente (5,2%); São Paulo (5,3%); Taboão da Serra (5,3%); Carapicuíba (6,1%), Osasco (7,8%) e Guarulhos (9,3%).

Para a prefeita Jaqueline Coutinho, o baixo índice é reflexo de diversas ações realizadas para combater a doença e pela estrutura de assistência atual. Na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba), Sorocaba fica atrás apenas de Porto Feliz (1,65%) e Araçariguama (1,88%). Outros municípios, ainda não apresentam percentual; Alambari; Capela do Alto; Jumirim ; Sarapuí, Iperó (0%) e Tapiraí apresentam 0%.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Sorocaba tem adotado inúmeras medidas de combate à Covid-19. Entre os destaques, a criação do Hospital de Campanha com capacidade para 84 leitos, além da contratação de 50 leitos Covid na Santa Casa (40 UTI + 10 clínicos).

Sorocaba também criou dois serviços de teleatendimento: Tele Corona e Escuta Acolhedora. O primeiro para sanar dúvidas de atendimento e sobre a doença sem precisar sair de casa. Já o segundo para oferecer assistência emocional às pessoas afetadas pela pandemia, seja diretamente, ou no caso do acometimento e perda de um familiar.

Pensando na assistência de urgência e emergência, a cidade conta atualmente com três unidades referência no atendimento ao novo coronavírus: UPHs Norte e Leste, além da UPA Éden. Outra medida foi a contratação de 10 ambulâncias exclusivas Covid (2 UTI + 8 básicas).

Periodicamente ocorre ações de desinfecção na cidade, distribuição de máscaras à população e fiscalização com orientações educativas de combate à Covid-19.

SorocabaniceS
the authorSorocabaniceS