Notícias em Sorocaba

Sorocaba planta árvores em homenagem aos mortos pela covid-19 na cidade

Um bosque com 56 árvores nativas está sendo formado no entorno do Hospital de Campanha de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizou nesta sexta-feira (5) uma ação especial de arborização urbana no entorno do Hospital de Campanha “Douglas Barbosa de Medeiros”, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Em uma solenidade, que reuniu autoridades civis e religiosas, além de profissionais que atuam na unidade, foram plantadas 10 mudas de árvores nativas para homenagear os profissionais que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus, além de sorocabanos que morreram por Covid-19. Outros 46 exemplares serão plantados nos próximos dias pela Sema e formarão um bosque no local.

O secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, que representou a prefeita Jaqueline Coutinho na cerimônia, falou brevemente sobre a data, relembrando o seu surgimento durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, na Conferência de Estocolmo, na Suécia, e destacou que se trata de um momento importante para todos refletirem. “Esse é um dia de reflexão das nossas ações que trazem consequências tanto ao meio ambiente quanto à saúde pública”, afirmou.

O titular da pasta, ao falar da homenagem aos profissionais na linha de frente no combate ao Covid-19, fez menção à memória de Douglas, um técnico de enfermagem que atuava em um hospital da cidade e infelizmente morreu pelo novo coronavírus no mês de abril, emprestando seu nome ao Hospital de Campanha.

O evento especial também contou com um ato ecumênico com o padre Carlos Meira, da Paróquia São José do Cerrado, e o pastor Eduardo Bortolossi, presidente do Conselho de Pastores e líder da Igreja Batista Independente de Sorocaba. Ambos abençoaram a todos os sorocabanos neste momento de pandemia do novo coronavírus, em especial os profissionais de saúde, os pacientes e os familiares das pessoas que morreram pela Covid-19 na cidade.

Os seis profissionais que atuam no Hospital de Campanha homenageados são: o médico Caio Saboya, o enfermeiro Ezaquel Soares de Meira, a técnica de enfermagem Tamiris Silva, o profissional de limpeza Luiz Paulo Bonfim, o chefe de Divisão de Tecnologia e Informação da Secretaria da Saúde, Diego Bispo, e a coordenadora da unidade, a enfermeira Jéssica Maciel.

Na sequência, todos realizaram o plantio das 10 primeiras árvores. O espaço ganhará exemplares de 17 espécies nativas, como ipê, quaresmeira, jequitibá, pau-formiga, entre outras. Além disso, foram doadas mudas de ipês aos profissionais do hospital.

Emocionado, Diego Bispo, um dos homenageados, contou que os pacientes do Hospital de Campanha conseguiram ouvir toda a cerimônia e se emocionaram com as palavras e a benção feita pelos religiosos.

A técnica de enfermagem Tamiris Silva achou o momento muito especial a todos. “Acho muito importante um evento como esse, principalmente a nós da área de saúde que estamos na linha de frente. É muita bacana esse reconhecimento e represento aqui não apenas os profissionais do Hospital de Campanha, mas todos que estão atuando na cidade e no Brasil afora”, declarou.

Também participaram do evento o vereador João Donizeti e o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas, que é porta-voz do Comitê de Avaliação e Combate ao Coronavírus.

SorocabaniceS
the authorSorocabaniceS