Notícias em Sorocaba

Horário de shoppings em Sorocaba poderá ser das 12h às 20h durante a reabertura

A prefeita de Sorocaba Jaqueline Coutinho (PSL) informou aos vereadores que compõe a Comissão Especial de acompanhamento das ações sobre a Covid-19, Anselmo Neto (Podemos) e Hudson Pessini (MDB), que deve publicar nesta sexta-feira (29) o decreto autorizando a reabertura do comércio em Sorocaba.

O anúncio aconteceu durante uma reunião a chefe do Executivo, os vereadores e representantes dos shopping centers, e deve respeitar o plano estadual de flexibilização da quarentena.

De acordo com os representantes dos shoppings, todas as unidades seguirão as orientações da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), que criou um protocolo de segurança para reabertura, com a chancela do Hospital Sírio Libanês, que inclui medidas baseadas em estudos europeus, como limitação de visitantes, disponibilização de álcool gel para clientes e funcionários, retirada de bancos, entre outras. Sobre horário de funcionamento, a sugestão foi adotar oito horas diárias de atividade, das 12h às 20h.

O vereador Anselmo Neto, presidente da comissão, lembrou que o setor de shopping centers era o único que não havia apresentado um planejamento para retomada das atividades na cidade.

“Hoje foi entregue a prefeita o plano de reabertura dos shoppings, abalizada pela Abrasce, a Associação dos Shoppings, então com isso a prefeita já pode incluir no decreto, como já feito pelo governador do Estado de São Paulo, esse plano de abertura dos shoppings na cidade de Sorocaba”, disse.

O parlamentar afirmou ainda que o decreto municipal que deve ser apresentado nesta sexta-feira vai entrar em vigor já no próximo dia 1º de junho, quando o comércio poderá retomar as atividades.

“Todos os shoppings de Sorocaba estiveram representados aqui hoje com a intenção única de alinhar uma atuação responsável desses estabelecimentos para proteger não somente os clientes, como também os funcionários da estrutura e das lojas. É muito importante esse alinhamento para que tudo aconteça da melhor forma possível e menor possibilidade de exposição negativa de quem vai ocupar esses espaços”, afirmou o vereador Hudson Pessini.

Segundo o parlamentar, a reunião definiu que deve haver um escalonamento nos horários de entrada e saída dos funcionários das lojas, para evitar aglomeração no transporte público. “É claro que se algo não tiver resultado positivo prático, poderá haver uma readequação futura”, frisou.

Fonte: Ipa Online

SorocabaniceS
the authorSorocabaniceS