A prefeita Jaqueline Coutinho nomeou o ex-delegado Seccional da Polícia Civil na cidade, Marcelo Carriel, como novo secretário de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba.

A chefe do Executivo também realizou outras mudanças em sua equipe de governo. As alterações serão publicadas na edição desta quinta-feira (7) do jornal Município de Sorocaba, órgão de divulgação de atos e ações da administração municipal.

Novo secretário de Segurança Urbana, Marcelo Carriel assume a vaga até então ocupada por Marcos Mariano Machado, que retorna ao comando-geral da Guarda Civil Municipal (GCM). Carriel ocupou o cargo de delegado seccional em Sorocaba até o dia 13 de dezembro de 2019, quando solicitou sua aposentadoria. Com mais de 30 anos de atuação na Polícia Civil, comandou diversas operações de grande repercussão em Sorocaba e no Brasil, entre as quais a que investigou o esquema de desvio de dinheiro na Santa Casa de Sorocaba, em 2016.

“O delegado Marcelo Carriel é uma pessoa com vasta experiência na Polícia Judiciária. Extremamente técnico e competente, vem a agregar à administração municipal. Eu já havia feito o convite para que ele pudesse nos auxiliar enquanto secretário de Segurança Urbana há algum tempo”, disse a prefeita Jaqueline Coutinho, que completou: “Naquela ocasião, ele não tinha essa disponibilidade funcional para nos auxiliar e agora ele está sendo nomeado para comandar essa pasta e também a Defesa Civil e, com certeza, fará um excelente trabalho, como fez em toda sua vida, como delegado de Polícia Civil. O nosso atual secretario, Antonio Marcos Mariano, que fez um trabalho fantástico à frente da secretaria continua na GCM, agora como comandante-geral. Então temos uma equipe super-reforçada.”

O novo secretário de Segurança Urbana se reuniu na manhã desta quinta-feira com a prefeita e com o agora comandante da GCM, Marcos Mariano. “Tenho que agradecer a confiança da prefeita em refazer o convite feito há alguns meses quando estava na ativa. Já conversei com comandante Mariano e agora vou me inteirar da estrutura dessa secretaria, que engloba três setores: a Guarda Civil Municipal, a Fiscalização e a Defesa Civil, para conhecer a estrutura humana, material e logística. Tenho certeza que vamos conseguir melhorias em todas as áreas, sendo elas administrativa, atendimento ao público e de ocorrências”, destacou Marcelo Carriel.

Outras alterações

A chefe do Executivo também realizou outras mudanças em sua equipe de governo. Na Secretaria de Planejamento, cujo cargo vinha sendo acumulado pelo atual secretário da Fazenda, Fábio Martins, agora passa a ser liderada por Helder Abud Paranhos, que atuava como diretor de área na mesma secretaria.

Já na Controladoria Geral do Município assume o cargo de controlador-geral o advogado Fábio Ricardo Scaglione França, que já atuou na Câmara Municipal e atualmente ocupava a função de diretor de área na Secretaria de Governo. Fábio assume o cargo no lugar de Anderson Moreira Rodrigues que estava interinamente na função e, como servidor público, retorna ao cargo de auditor-fiscal.