Relembre 15 lojas em Sorocaba que fizeram parte da historia da cidade

Quem já vive em Sorocaba à mais de 30 anos deve se lembrar de como o comércio era diferente na cidade, com lojas que até hoje são lembrados pelo povo Sorocabano.

O SorocabaniceS trás para você, um pouquinho desta história, mate a saudade nesta boa nostalgia.

1- JUMBO ELETRO: Ficava na Rua 7 de Setembro, no centro de Sorocaba. Nos anos 90, ele era o mais próximo de um hipermercado que poderíamos encontrar na cidade.

Unidade do Jumbo Eletro no interior de SP

2- ARAPUÃ: A Arapuã foi uma loja de venda de eletrodomésticos, uma das maiores do mercado. Foi a principal loja do país a frente de Casas Bahia e Lojas Americanas por exemplo por um tempo. Em Sorocaba ela ficava no centro da cidade e era a prefeita dos Sorocabanos. A Arapuã declarou falência nacional em 2002.

Arapuã – Foto: Acervo

3- CASANOVA: Era uma casa de móveis onde hoje, funciona a Caixa Econômica, próximo ao terminal Santo Antônio

4- MAPPIN: Pouca gente se lembra, mas antes de existir o Magazine Luiza no Esplanada Shopping, no mesmo local era uma loja do Mappin. Onde se encontrava de tudo! A loja encerrou suas atividades na cidade nos anos 90. Em 2010 a Rede Marabraz adquiriu, em leilão público, os direitos sobre a marca Mappin em todo o Brasil.

Loja Mappin (meramente ilustrativa)

5- BRASIMAC: A Brasimac foi uma das redes mais populares de São Paulo, com mais de 50 lojas. Ela ficava na Rua Álvaro Soares, centro de Sorocaba.
O Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejo do país, cuja sede fica em Franca, comprou 22 lojas nesta semana que pertenciam à falida Brasimac –o valor do negócio não foi informado pelo grupo.

Brasimac – EU SEI… PÉSSIMA FOTO HEHE

6- PEG PAG: Foi um dos melhores supermercados do começo dos anos 90 em Sorocaba. Com ótima variedades no serviço de hortifruti.

Peg Pag – (Meramente ilustrativa)

7- COTEX: A COTEX era a maior loja de Tecidos e artigos de costura em Sorocaba. Não há quem nunca foi com a tia, com a mãe ou com a avó para comprar uns panos. Ela ficava na Av. São Paulo, Além Ponte. (Quem tiver fotos da COTEX, deixe nos comentários).

8- WANEL: A loja de Eletromóveis Wanel era sucesso na cidade!
A rede de lojas Magazine Luiza, com sede em Franca, comprou as lojas do Grupo Wanel, sediado em Sorocaba, cujo controle será efetivado a partir do dia 1º de junho deste de 2001. Se vc acha que os mesmos donos da rede de lojas Wanel trem alguma coisa haver com a criação dos bairros Wanel Ville em Sorocaba, pode ter certeza que sim! Com a venda das lojas para o Magazine Luiza, o grupo Wanel começou à investir no ramo de imóveis e loteamento.

Reprodução propaganda Wanel

9- BAÚ DA FELICIDADE: A loja do Baú, ficava na rua Francisco Scarpa, e até que era movimentada na época. O Magazine Luiza, também comprou as lojas do Baú nos anos 2000.

Loja do Baú da Felicidade

10- SUPERMERCADO TULHA: Supermercado que ficava no Sorocabana Shopping, era um sucesso. Quem se lembra?

Panfleto Tulha

11- SUPERMERCADO PAMPLONA: Quem se lembra do Supermercado Pamplona na rua 7 de Setembro? Sucesso na inauguração, não durou muito tempo na cidade.

12- LOJA PELICANO: No começo dos anos 90, não existia Torra Torra ou Eskala, quem vendia mais roupas em Sorocaba era a loja Pelicano, que ficava na Barão do Rio Branco e vivia lotada.

Loja Pelicano (sem certeza se é em Sorocaba está foto)

13- LOJAS GLÓRIA: Uma loja de variedades e brinquedos, o local é onde hoje em dia abriga a loja de roupas Dimanos.

14- SUPERMERCADO REGIONAL: Um supermercado enorme, onde hoje em dia funciona o Shopping Panorâmico

15- SUPERMERCADOS VEN-KÁ, um dos supermercados mais populares de Sorocaba entre os anos 90 e 2000.

Ven-Ká na 31 de Março em Votorantim – Foto: Jorge Silva

Se lembra de mais alguma loja que deixou saudades em Sorocaba? Comenta aí!