Moradores do Loteamento Manoel Evangelista, na Zona Sudeste de Terezinha – Piauí, se mobilizaram pela internet para fazer a homenagem. Para evitar aglomerações, os vizinhos foram orientados a aguardar os coletores da porta de casa

Moradores da quadra 27 do Loteamento Manoel Evangelista, na Zona Sudeste de Teresina, prepararam um café da manhã especial e receberam os coletores de lixo da prefeitura com uma salva de palmas na manhã desta sexta-feira (3), como forma de agradecimento dos moradores pelo trabalho executado durante a pandemia do novo coronavírus.

A homenagem aconteceu por volta das 9h. Segundo o morador Marceone Rodrigues, os moradores se mobilizaram através de um grupo no WhatsApp para preparar o café da manhã. Para evitar a aproximação de pessoas, os vizinhos foram orientados a aguardar os coletores na porta de casa.

“A gente percebeu que eles estranharam os moradores na porta. Eles são de uma categoria de trabalhador que é invisível, que geralmente são evitados pela população. Só perceberam que era uma homenagem quando a gente começou a aplaudir”, contou Marceone.

Moradores prepararam um café da manhã para coletadores de lixo que trabalham durante pandemia de coronavírus, em Teresina — Foto: Arquivo pessoal

Depois de concluir a coleta da rua, os coletores aproveitaram o café da manhã. Num vídeo gravado por um dos moradores, um coletor identificado como Antônio Carlos agradece a homenagem.

“Queria agradecer a todos pelo reconhecimento. É um momento difícil que estamos passando, mas como nosso trabalho é essencial, a gente não pode parar. E, com a ajuda de Deus, estamos conseguindo fazer e graças a Deus está todo mundo são e salvo”, diz Antônio Carlos.

Agradecimento e conscientização

Ainda segundo o morador Marceone Rodrigues, além de servir como uma franca homenagem aos coletores, a atitude também busca alertar as pessoas sobre a importância do isolamento social para combater a disseminação do coronavírus. Segundo a prefeitura de Teresina, metade da população continua saindo de casa, mesmo com as orientações de isolamento social.

“Esse gesto é também uma forma de lembrar que esses profissionais estão se arriscando para trabalhar e mesmo assim parte da sociedade ainda desrespeita o isolamento. Estamos preocupados com nosso bairro e a Zona Sudeste, porque é uma região muito conectada, e as ruas continuam muito agitadas”, disse.

A vizinhança planeja, para quando a pandemia de coronavírus chegar ao fim, fazer uma nova homenagem aos trabalhadores: um abraço coletivo.

Cuidados com os coletores

Prefeitura de Teresina dá orientações sobre dispensação de lixo durante pandemia de coronavírus — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Teresina

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Teresina divulgou uma série de recomendações de cuidados que a população deve ter para proteger os coletores de lixo do risco de contaminação durante o trabalho. Veja abaixo a lista de recomendações e contribua com a segurança dos profissionais da limpeza:

Solicitar às famílias com pessoas infectadas ou com casos suspeitos que coloquem todos os seus resíduos em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até dois terços da sua capacidade. Estes sacos convenientemente fechados devem ser colocados dentro de um segundo saco, igualmente devidamente fechado, e devem ser depositados em frente às residências nos dias e horários costumeiros da coleta;

Solicitar que as máscaras e luvas também devam ser acondicionadas da forma disposta no item anterior;
Solicitar que os resíduos só devem ser colocados para a coleta quando estiverem bem acondicionados evitando-se o derramamento e, consequentemente, a necessidade de manuseio pelos coletores, facilitando a coleta e protegendo os agentes de limpeza;

Os resíduos não devem ser abandonados na rua, colocados em canteiros centrais ou terrenos baldios, evitando-se, assim, que sejam rasgados pelos animais, aumentando o trabalho dos coletores, colocando-os em risco e atrasando a coleta de outras regiões.