Renovação proporcionou aumento de 220 exames por mês e mais 10 leitos de emergência

A Prefeitura de Sorocaba conquistou mais exames e leitos à população na tarde desta quinta-feira (5). Isso foi possível após a prefeita Jaqueline Coutinho assinar a renovação do POA (Plano Operativo Assistencial) com a Santa Casa em seu gabinete, no sexto andar do Paço Municipal. Por esse convênio foi possível gerar um aumento de 220 exames por mês e mais 10 leitos de emergência, em relação à contratação anterior.

Segundo a prefeita Jaqueline, o aumento de leitos foi necessário para conseguir oferecer uma assistência de qualidade aos pacientes com o objetivo de reduzir a fila de espera de internação, ainda mais durante esta epidemia de dengue e futuramente com os possíveis casos de influenza. “Apesar das dificuldades orçamentárias, essa gestão está se esforçando a cada dia para melhorar o SUS de nossa cidade. Essa conquista é muito importante para o fortalecimento da assistência”, ressaltou.

Já o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, destacou o aumento dos exames, principalmente os de ultrassom, que possuem uma grande demanda em Sorocaba. “Com essa nova contratação, ofereceremos 3.294 exames por mês, sendo uma grande parte destinada a vários tipos de ultrassons. Além disso, contaremos com 37 leitos de observação e mais 20 de emergência”, explicou.

Para o presidente do Conselho da Administração da Irmandade da Santa Casa, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, a renovação foi um momento histórico para a saúde pública de Sorocaba. “Jaqueline ficará conhecida como a prefeita que dobrou os leitos da Santa Casa. Só tenho que parabenizar a iniciativa e agradecer pela parceria”, afirmou.

O POA também prevê cirurgias eletivas, um total de 32 por mês, além do investimento em procedimentos de alta complexidade. O contrato tem duração de seis meses e terá um custo de R$ 9.149.999,07 por mês.