Sorocabanos terão a oportunidade de conhecer de perto o conforto e as funcionalidades do novo sistema de transporte.

A estação UPH Zona Norte do sistema BRT (Bus Rapid Transit) será aberta ao público a partir de amanhã (17/01) para que os futuros usuários conheçam de perto como serão as estações que compõem os corredores exclusivos. O passageiro poderá escolher uma das 32 estações disponíveis, sendo 12 no corredor Itavuvu, 10 no corredor Ipanema e 10 no corredor Oeste.

Situada no início da Av. Itavuvu, a estação UPH Zona Norte é a porta de entrada do passageiro ao sistema BRT e estará aberta para visitação de segunda à sexta das 9h às 16h. O novo modelo de transporte coletivo da cidade trará a população infraestrutura completa de acessibilidade, acesso à informação do roteiro e itinerário, segurança e conforto durante os deslocamentos. Entre as principais características estão:

· Acessibilidade: as unidades foram projetadas para facilitar o acesso de todos os usuários, sobretudo os que possuem mobilidade reduzida. Por meio de rampas, a população terá entrada e saída adequadas para um melhor deslocamento. No entorno, vias, calçadas e faixas de pedestres conduzirão os passageiros de forma fácil e segura até as estações.

· Embarque e desembarque: plataformas no mesmo nível dos ônibus e abertura automática das portas de entrada e saída agilizarão o fluxo de embarque e desembarque de maneira eficiente e segura.

· Sistema de informações: enquanto aguardam a chegada do ônibus, os passageiros poderão acompanhar por meio de painéis informativos, em tempo real, a chegada dos veículos. Com isto, o usuário terá uma previsão de tempo de seus deslocamentos.

· Sistema de conforto: as estações terão bancos, lixeiras, totem de recarga rápida de equipamentos eletrônicos, climatização adequada (cobertura com isolamento térmico) e wifi que oferecerão mais comodidade aos passageiros entre um trajeto e outro. A conexão de internet terá qualidade equivalente a 5G, sendo Sorocaba a primeira cidade da América Latina a ter essa velocidade de dados.

· Sistema de segurança: as estações contarão com iluminação interna e externa e serão monitoradas em tempo real por meio de câmeras, garantindo uma espera mais segura ao usuário. Quando as operações do BRT iniciarem haverá, no total, 1.100 câmeras ativas de videomonitoramento nos veículos, nas estações e na cidade, o que representa mais de 1.000.000 m² de área acompanhada. O monitoramento em tempo real será feito pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e direcionado também ao CCO da Urbes – Trânsito e Transporte.

Segundo Luiz Alexandre Massariol, Diretor de Engenharia da Concessionária BRT Sorocaba, o projeto BRT foi estruturado visando agilidade, conforto e segurança para todos. “O sistema é estruturado para atender as necessidades dos usuários. Queremos que os sorocabanos adotem o transporte público para transitar na cidade. O acesso facilitado aos ônibus e estações favorecerá os deslocamentos. Outro benefício do BRT, é que ele vai melhorar a qualidade do asfalto e das calçadas em seu entorno”, explica.

A sustentabilidade também estará presente no novo sistema de transporte coletivo. O BRT será alimentado com energia fotovoltaica por meio de placas solares, garantindo assim eficiência energética, economia e redução de impactos ambientais.

SERVIÇO:

Visitação Estação UPH Zona Norte: aberta ao público.

Quando: Segunda à sexta.

Horário: 9h às 16h.

*Aos finais de semana a estação estará fechada, mas em caráter de exceção, neste primeiro final de semana (18 e 19/01) será aberta para visitação.

Projeto BRT

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais. O projeto teve origem no poder público, mas todo empreendimento está sendo feito de acordo com procedimentos de empresa privada. Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada requalificados, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

Concessionária BRT Sorocaba

De origem 100% brasileira, o BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.

Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e empregará mais de 500 colaboradores diretos e indiretos nas fases de obras, divididos nas áreas administrativa, execução, social e obras.