Pedras novas!

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), continua com a manutenção do calçamento de pedras portuguesas da Praça Frei Baraúna, no centro. O objetivo é oferecer mais segurança aos pedestres que frequentam uma das mais antigas praças da cidade.

A praça Frei Baraúna é histórica. Além de ser o marco zero geográfico da cidade, ali, bem ao centro, ergue-se o obelisco inaugurado em 1948 em homenagem aos pracinhas, soldados brasileiros que participaram da II Guerra Mundial. É chamada, popularmente, de “Fórum Velho” por conta de o prédio histórico onde já funcionou a Oficina Cultural Grande Otelo ter sediado o fórum da cidade; foi transferido na década de 1970 para a Praça da Maçonaria, no Jardim Paulistano.

O serviço de recolocação das pedras portuguesas é realizado pelos egressos do sistema prisional, por meio do programa “Reeducandos”; uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, a Fundação de Amparo aos Presos (Funap) e a Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro, para a reinserção social.