Início Sorocaba UBSs de Sorocaba recebem 34 novos médicos para atender a população

UBSs de Sorocaba recebem 34 novos médicos para atender a população

129
0

Com o reforço desses profissionais, haverá um aumento em mais de 8 mil consultas médicas por mês

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) receberam 34 novos médicos para fortalecer a assistência prestada à população. O reforço desses servidores foi possível após a prefeita Jaqueline Coutinho determinar, no dia 5 de agosto, a convocação de profissionais da área da saúde por meio de concurso público. A Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba prevê um aumento de 8.160 consultas por mês com o trabalho desses clínicos gerais que já estão atuando na rede pública municipal.

De acordo com o Poder Executivo, foram convocados 40 médicos; seis cirurgiões dentistas; quatro enfermeiros; um farmacêutico; um fisioterapeuta; um fonoaudiólogo; dois psicólogos; um auxiliar de saúde bucal. Houve a desistência de seis médicos e um enfermeiro.

No dia 13 de setembro, 18 médicos iniciaram os trabalhos nas UBSs. Logo depois, no dia 1 de outubro, outros 16 deram início e completaram a ampliação dos profissionais de medicina. Seis cirurgiões dentistas estão atuando nas unidades Éden, Habiteto, Rodrigo, São Bento, Sorocaba I e Vitória Régia.

Ao todo, 26 UBSs receberam novos médicos: Habiteto (1); Mineirão (2); Ulysses Guimarães (1); Paineiras (1); Vitória Régia (1); Haro (1); Sabiá (1); Hortência (1); Santana (1); Cajuru (1); Simus (2); Rodrigo (3); Nova Esperança (2); São Guilherme (1); Barão (2); Maria Eugênia (1); Márcia Mendes (1); Wanel Ville (1); Maria do Carmo (1); Nova Sorocaba (2); Carandá (2); Cerrado (1); Angélica (1); Éden (1); Brigadeiro Tobias (1); Aparecidinha (1).

Dos três enfermeiros, dois foram para a Atenção Básica, um na UBS Carandá e outro na unidade Escola. A Vigilância Sanitária também recebeu um enfermeiro. O farmacêutico está na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), a Policlínica recebeu o reforço de um fisioterapeuta, um fonoaudiólogo, um psicólogo e um auxiliar de saúde bucal. Outro profissional de psicologia atua na Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias).

Para a prefeita Jaqueline Coutinho, esses novos servidores chegam em um momento importante para ajudar a cumprir o objetivo de fortalecer a Atenção Básica de Sorocaba. “Apesar de todas as dificuldades que a saúde pública enfrenta no Brasil, em nossa cidade este governo está empenhado para que a assistência à população possa ser melhorada a cada dia”, pontua.

Fonte: Agência Sorocaba