O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” receberá nesta terça-feira (8), das 9h às 11h, o grupo da terceira idade do Clube Ecológico “Roda Viva”. Eles farão uma visita guiada para conhecer os animais idosos do zoo, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso (1º de outubro) e ao aniversário de 51 anos de fundação do parque, celebrado em 20 de outubro.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade de Educação Ambiental visa resgatar as lembranças dos participantes sobre momentos vividos no zoo, além de criar uma conexão entre os idosos e os animais, sensibilizando o grupo para a conservação da natureza.

Assim como as pessoas idosas, esses animais também precisam receber cuidados especiais e serem tratados com muito carinho. Os participantes do “Roda Viva” ainda conhecerão algumas características e curiosidades desses bichos, assim como suas histórias de vida. Eles também terão a oportunidade de visitar o Setor de Nutrição e o Setor de Biologia e Veterinária do zoo e de se aproximarem de uma cobra, animal que sofre preconceito devido a mitos e lendas.

O “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na categoria A, que é a mais elevada. Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de 1.200 animais de 300 espécies, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina.

Além do lazer, o parque vem desempenhando ao longo desses anos um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

O Parque Zoológico Municipal está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3227.5454.
Sobre o “Roda Viva”

O grupo da terceira idade do Clube Ecológico “Roda Viva” frequenta semanalmente o Parque da Biquinha, às terças-feiras, das 9h às 11h. O objetivo é proporcionar encontros entre amigos do parque, envolvendo-os em atividades educativas e divertidas, adequadas para o público-alvo, proporcionando contato com a natureza.

Em cada semana, a equipe de Educação Ambiental da Sema prepara atividades variadas, como oficinas de arte e artesanatos, cultivo de canteiros e hortas, observação de aves, jogos cooperativos, atividades lúdicas, música, danças circular, entre outras.

O Parque da Biquinha está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações sobre o clube podem ser obtidas pelo telefone (15) 3224.1997.

Fonte