Início Sorocaba Pizza: um dos alimentos preferidos em Sorocaba; uma verdadeira paixão

Pizza: um dos alimentos preferidos em Sorocaba; uma verdadeira paixão

162
0

A paixão do povo Sorocabano, a pizza, é uma dos alimentos delivery mais consumidos na cidade, ao lado dos “lanches” e da culinária oriental. Ela é uma deliciosa paixão nacional e vai bem em toda ocasião. Seja ela tradicional salgada ou doce ou até mesmo exótica.

O Dia da Pizza é comemorado no dia 10 de julho, e foi instituído pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, no ano de 1985. Na época foi feito um concurso na cidade de São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de Pizza de Mussarela e Margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração. Desde então, São Paulo é conhecido como a capital nacional da Pizza.

A Pizza é uma preparação culinária de origem italiana e famosa no mundo inteiro. Muitos historiadores, no entanto, acreditam que a sua origem não esteja na Itália, mas sim, entre os antigos povos egípcios e hebreus. Estudos indicam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da Pizza contemporânea.

Fazendo um “top 5” de Pizzas mais consumidas no Brasil, segundo a Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Pulo (APUESP), em quinto e quarto lugar, respectivamente, vem a de Mussarela e Frango com Catupiry. Em terceiro e segundo, Portuguesa e Margherita. Já no topo da lista, vem a de Calabresa, que é considerada a mais consumida no país. A APUESP apurou também que entre as espessuras de massas, a fina é a mais pedida e apenas 5% das Pizzas consumidas são doces. Diariamente são consumidas 1 milhão de Pizzas no país, sendo 572 mil apenas em São Paulo.

Deixando de lado o tradicional, há diversos sabores exóticos de Pizzas que também são consumidos no país. São eles: Pizza de Sushi, Frutos do Mar, Costela Bovina, Couve-manteiga, Linguiça de Avestruz defumada, Fondue de Queijo, Acarajé, Salmão defumado com Alcaparras, Cogumelos, Pesto, Queijo Feta com Espinafre e muito mais. A diversidade de sabores doces é grande. Entre eles encontramos: Pizza de Prestígio, Brigadeiro, Romeu e Julieta, Floresta Negra, Banana com Canela, Maçã com Passas, entre outras.

Não há como negar que a Pizza não seja a queridinha dos brasileiros. Cada um tem sua preferência, seja ela exótica ou tradicional. Seja no consumo diário ou final de semana, harmonizada com um bom vinho e acompanhada de familiares e amigos. Tem coisa melhor?! Qual a sua favorita?

SUGESTÃO DE RECEITA

> Pizza Margherita

Ingredientes da Massa

– 15gr de Fermento Biológico;
– Uma pitada de Açúcar;
– 450gr de Farinha de Trigo;
-1 colher (café) de Sal;
– 4 colheres (sopa) de Azeite.

Ingredientes do Recheio*

– 200gr de Queijo Mussarela ralado ou em fatias;
– 200gr de Queijo Parmesão fresco;
– 1 xícara (chá) de polpa de Tomate;
– 2 Tomates fatiados;
– Azeite a gosto;
– Folhas de Manjericão fresco a gosto.

*Suficiente para uma Pizza

Modo de Preparo da Massa

Pré-aqueça o forno a 220ºC por 10 minutos.

Coloque o Fermento em uma vasilha com Açúcar, 4 colheres (sopa) de Água morna e misture bem.

Desligue o forno e coloque nele a vasilha por 5 minutos para que o fermento dobre de volume. É normal que se formem bolhas na superfície.

Peneira a Farinha em uma tigela e abra nela uma cova. Adicione Sal, 5 colheres (sopa) de Água, o Fermento e o Azeite. Trabalhe com as mãos até formar uma grande bola. A massa deverá estar leve.

Polvilhe com Farinha a superfície de trabalho, coloque nela a bola de massa e trabalhe-a por cerca de 10 minutos, empurrando-a para a frente a intervalos regulares, depois reunindo-a novamente até que fique bem lisa e elástica. Polvilhe com Farinha, refaça a bola e coloque-a na tigela. Cubra com um pano limpo e deixe crescer em local quente (cerca de 22ºC) por 1h30. A massa deverá dobrar de volume.

Recoloque a massa sobre a superfície de trabalho. Amasse-a com o punho uma ou duas vezes, depois corte-a em quatro pedaços. Pegue um deles e trabalhe-o por 1 minuto, adicionando um pouco de Farinha se a massa estiver pegajosa. Depois amasse novamente com a palma da mão para formar uma bolacha grossa. Pegue essa bolacha com as duas mãos e estique-a, fazendo-a rodar várias vezes sobre si mesma, segurando-a no ar, de maneira que estique. Coloque-a sobre a superfície de trabalho enfarinhada e alise. Levante ligeiramente as bordas da massa. Deixe descansar sobre um pano polvilhado com Farinha. Faça o mesmo com os três outros pedaços.

Montagem da Pizza

Coloque a massa aberta numa assadeira, com a polpa de Tomate e um pouco de Azeite. Salpique a Mussarela até cobrir totalmente a massa. Acrescente o Parmesão por cima da Mussarela, também até cobrí-la totalmente. Coloque o Tomate fatiado por cima e leve para assar no forno em fogo médio, 255°C.

Retire a Pizza assim que a massa estiver firme e levemente dourada. Acrescente as folhas de Manjericão e sirva logo em seguida.