Início Mundo Médico devolve a visão a 130 mil pessoas carentes de graça no...

Médico devolve a visão a 130 mil pessoas carentes de graça no Nepal

568
0

Sanduk Ruit percorre o país para operar de graça pessoas com catarata

Após perder o irmão e as irmãs para doenças que poderiam ser tratadas pela medicina moderna, o nepalês Sanduk Ruit decidiu se tornar médico para ajudar pessoas necessitadas, como a sua família.

Sanduk Ruit não só se formou como vem fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas nos últimos. Formando em oftalmologia, ele já restaurou a visão de mais de 130 mil pessoas carentes no Nepal.

O oftalmologista nepalês Sanduk Ruit já devolveu a visão de mais de 130 mil pessoas carentes
Ele percorre o país para operar de graça pessoas com catarata, a forma mais comum e tratável de cegueira.

De acordo com o médico, cerca de 90% da população cega do mundo está localizada no Nepal porque há menos oftalmologistas em países menos desenvolvidos.

Para poder beneficiar mais pessoas necessitadas, Sanduk e sua equipe viaja pelo Nepal para fazer cirurgias de catarata em pessoas cegas que vivem em áreas remotas. Eles usam salas de escolas e até estábulos ou tendas para usar como sala de operações temporária, que são higienizadas com antecedência.

“Cheguei a trabalhar 13 horas por dia. Pessoas diziam que eu era maluco”, contou.

Sanduk conta o que quando as pessoas tiram o curativo dos olhos não tem preço.

“A expressão desses pacientes que ontem estavam cegos e de repente voltaram a enxergar tudo à sua volta, ver as pessoas que amam. Eles mudaram a perspectiva de vida numa fração de segundos”, diz.

“É por isso que essa intervenção cirúrgica é tão bonita e poderosa. Meus pacientes são minha vida e minha alma”, concluiu.