Início Uncategorized Orquestra de Violas fará apresentações gratuitas em Sorocaba; confira os bairros

Orquestra de Violas fará apresentações gratuitas em Sorocaba; confira os bairros

241
0

A Orquestra de Violas de Sorocaba “Zé Franco” se apresentará gratuitamente nesta semana em mais dois espaços públicos da cidade. Na sexta-feira (9), às 19h30, a população poderá conferir os violeiros na Casa de Aluísio de Almeida, na Vila Hortência. Já no sábado (10), às 10h, o grupo se apresentará ao ar livre no Largo “Antonio José da Silva”, no Jardim Alegria, região do Éden.

A atração integra a programação de aniversário de 365 anos de fundação da cidade (15 de agosto), que foi elaborada pela Secretaria da Cultura (Secult). A atividade na Casa de Aluísio de Almeida é realizada em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS).

Os violeiros vão apresentar músicas conhecidas do público, como “Chico Mineiro”, “Amargurado” e “Menino da Porteira”. O grupo sorocabano teve início em novembro de 2018, numa iniciativa da Secretaria da Cultura, com o objetivo de resgatar a viola caipira como uma expressão da cultura popular brasileira.

Sob a responsabilidade do músico violonista Sidnei dos Santos, os ensaios do grupo ocorrem na Escola de Cultura e Artes “Ettore Marangoni”, localizada no Jardim Sandra. Os violeiros já se apresentaram na inauguração da Escola de Cultura e Artes, na 2ª edição do projeto “Natal Mágico: Paz na Terra” na Praça Coronel Fernando Prestes, na abertura da 40ª Festa Junina Beneficente de Sorocaba, entre outros eventos especiais.

De acordo com a Secretaria da Cultura, a Orquestra de Violas de Sorocaba “Zé Franco” se apresentará neste mês de agosto em mais três bairros: Aparecidinha (17), Vila Nova Sorocaba (24) e Brigadeiro Tobias (31).

A Casa Aluísio de Almeida está localizada na rua Dr. Ruy Barbosa, 84, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3231.1669. Já o Largo “Antonio José da Silva” fica na rua Miguel Penha, altura do número 80, na região do Éden. FONTE: SECULT