Início Saúde FRIO EM SOROCABA: Confira as 10 doenças mais comuns e saiba como...

FRIO EM SOROCABA: Confira as 10 doenças mais comuns e saiba como se prevenir

307
0

Sinusite, gripe, rinite e por aí vai. Algumas doenças atacam quando frio aparece, mas você precisa ser escravo delas. Saiba como preveni-las.

Provavelmente você já percebeu que é só o tempo esfriar, que as pessoas começam a ficar doentes. É o que chamamos de doenças do frio. Apesar de todos esses problemas poderem se desenvolver em qualquer época do ano, é no inverno que elas mais se proliferam e ferem a maioria das pessoas.

Você deve estar se perguntando por que elas gostam do tempo frio. Certamente não é por que esse período é mais gostoso para sair de casa e atacar seres humanos mais frágeis. Acontece que na época do frio, as pessoas se concentram mais em locais fechados, o que facilita a propagação de vírus e bactérias que causam inúmeras doenças. Listamos as principais e como se prevenir.

Confira quais doenças aparecem com mais frequência no frio e como se prevenir

1 – Resfriado

Primeiramente, não confunda gripes e resfriados, pois são doenças diferentes. O resfriado geralmente dura de quatro a cinco dias, mas pode se prolongar por até duas semanas. Além disso o resfriado causa coriza, obstrução das vias respiratórias, febre baixa, espirros e dor de garganta.

O tratamento é feito com analgésicos e antitérmicos. Acontece que ele não cura a doença (apenas o tempo faz isso), e sim alivia os sintomas. Para prevenir-se, é aconselhável lavar bem as mãos e o nariz.

2 – Gripe

gripe é causada pelo vírus influenza. Além dos sintomas do resfriado, também causa febre alta e abrupta, dores no corpo e fadiga. O tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação. Para prevenir-se é aconselhável lavar bem as mãos e o nariz. Além disso também é bom evitar aglomerações e tomar a vacina anual.

3 – Pneumonia

pneumonia é uma infecção aguda dos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Ela pode surgir após uma gripe ou crise de bronquite severas. O tratamento é feito com antibióticos. Para prevenir-se, novamente é bom lavar as mãos com frequência, não fumar e verificar vacinação adequada.

4 – Alergias

Primeiramente, as alergias são causadas por reações do organismo a diversos elementos. Pelos de animas, mofo, poeira e perfumes são grandes exemplos. Os sintomas são espirro, coceira e tosse. O tratamento é específico para cada caso e a prevenção pode ser feita mantendo os ambientes ventilados, limpos e evitando o contato com substâncias que podem desencadear alergia.

5 – Amidalite

A amidalite é causada por vírus ou bactérias. Ela é uma inflamação das amídalas que causa dor de garganta e ao engolir, mau hálito e febre. O tratamento é feito com anti-in?amatórios. Para se prevenir, evite mudanças bruscas de temperatura.

6 – Asma

A asma é uma inflamação dos pulmões e vias aéreas. Apesar de ser mais comum em crianças, ela também atingi adultos. Os sintomas são chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar. O tratamento é feito com broncodilatador. Eliminar a poeira doméstica é a melhor prevenção.

7 – Bronquite

Essa doença é a inflamação dos brônquios, o que impede a chegada do ar aos pulmões. Ela causa tosse seca com chiado seguida de tosse com catarro. O tratamento: utilização de vaporizadores, analgésicos, descongestionantes nasais e hidratação. A melhor prevenção possível é evitar o cigarro.

8 – Otite

Woman with an ear massage.

A otite é causada por vírus ou bactérias que infectam a garganta e migram até o ouvido provocando dor e febre. O tratamento é feito com antibióticos e analgésicos e a prevenção pode ser feita mantendo limpas as vias aéreas.

9 – Rinite

A rinite é causada por irritação ou inflamação da mucosa do nariz. Além disso é uma das doenças alérgicas mais comuns. Os sintomas são os espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz. O tratamento é feito com medicamentos e vacinas antialérgicas. Para prevenir-se, é aconselhável manter o ambiente limpo.

10 – Sinusite

Sinusite é a inflamação dos seios nasais. Ela é provocada por alergias ou infecções por vírus ou bactérias. Os sintomas são dor de cabeça, pálpebras inchadas, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos. Além disso o tratamento pode ser feito com corticoides, descongestionantes e antibióticos no caso de infecção bacteriana. Para prevenir, o descongestionante nasal pode ser usado por um curto período quando há coriza.

Fonte