Início Tecnologia A história do WhatsApp

A história do WhatsApp

197
0

Nascia em 2009 a empresa de Brian Acton e Jan Koum. Brian norte-americano, trabalhou como engenheiro em vários lugares e perdeu muita grana com a bolha da internet. Jan é ucraniano de uma família pobre, foi para os Estados Unidos ainda criança. Os dois se conheceram no Yahoo! e trabalharam lá até 2007.

Jan então compra um iPhone e percebe o mundo de possibilidades para os próximos anos em mensagem instantânea e aplicativos. Em 4 de fevereiro de 2009, ele registrou a empresa WhatsApp na Califórnia.

Em um encontro com amigos, ele conheceu o russo Igor Solomennikov, que programou a primeira versão do app. Só que a versão 1.0 era muito instável, não fez sucesso e nem era um mensageiro. Ela só tinha a sua lista de contatos e mostrava só uma frase de status, como avisar se você tava ou não disponível pra receber chamadas.

Quem usa o WhatsApp faz pouco tempo pode não lembrar, mas ele já foi pago. Ele foi lançado gratuitamente, aí passou a custar 99 centavos de dólar e depois mudou pra uma taxa anual com esse mesmo valor, paga a partir do segundo ano de uso. A versão pra BlackBerry saiu em janeiro de 2010 e no mesmo pra Android e Symbian. O Windows Phone teve versão própria a partir de 2011.

Em 2014 o Facebook compra por 19 bilhões de dólares, valor dividido entre dinheiro e ações, incluindo uma bolada pros cofundadores. O valor foi considerado surreal na época especialmente por ser um só aplicativo.

E desde então o APP sofre várias e várias atualizações, sempre procurando o melhor para seus bilhões de usuários espalhados pelo mundo.

Fonte: tecmundo.com.br

Tadeu Veiga – Sorocabacom