Início Tecnologia Saiba como bloquear as ligações de telemarketing para o seu celular

Saiba como bloquear as ligações de telemarketing para o seu celular

208
0
Foto: Reprodução/Google
Procon de alguns estados oferece um serviço de ‘não perturbe’ que proíbe que empresas liguem para uma lista de consumidores cadastrados

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações ) determinou neste mês de junho que seja criada uma lista de “não pertube” para impedir ligações de telemarketing das operadoras de celular.

Essas empresas terão o prazo de 30 dias para que seja implantado um serviço de abrangência nacional que evite ligações insistentes não autorizadas.

Enquanto isso não acontece, o PROCON de alguns estados oferece um serviço que pode ajudar a diminuir os toques indesejados.

Os consumidores cadastrados conseguem bloquear todas as chamadas de telemarketing com exceção de serviços de cobranças e de pedidos de doações por telefone. 

A pessoa que continuar sendo importunada ainda pode registar uma reclamação. Em 10 anos, o PROCON de São Paulo aplicou um total de multas o valor de mais de R$ 12 milhões.

As operadoras de celular e os serviços de TV por assinanturam lideram o ranking dos perturbadores em ligações.

Siga o passo a passo e aprenda como fazer o cadastro:

Primeiro, acesse a página do Procon no seu estado e busque pela lista de “não perturbe” ou por ‘lista de bloqueio de telemarketing”.
Em seguida, clique em criar cadastrar. O cadastro em cada site é bem semelhante. No exemplo, foi usado o cadastro no Procon do estado de São Paulo
Na tela seguinte, preencha todos os campos com seus dados pessoais e coloque todos os números que deseja que as ligações de telemarketing sejam bloqueadas e clique em enviar
O próximo passo é confirmar os dados incluídos no cadastro, inclusive os números registrados 
Depois clique em “os dados cadastrais estão corretos”
O Procon irá enviar um login e senha para o seu email. No primeiro acesso, será preciso criar uma senha pessoal que será solicitada todas as vezes que for preciso alterar os dados cadastrais

Fonte: r7.com / Procom SP